in ,

Coca-Cola acelera processo de carregamento com sistema de leitura Zetes nos empilhadores

Para adequar o processo de carregamento aos acelerados processos de armazém, a Zetes concebeu um novo sistema de leitura para os empilhadores da Coca-Cola em Dongen, nos Países Baixos.

Desde então, a Coca-Cola reduziu o tempo de carregamento por carrinha, melhorando, simultaneamente, a segurança e reduzindo o número de erros. “Agora os leitores podem ler as etiquetas, independentemente da sua posição na palete, a precisão melhorou de 98% para 99,9%. Para além disso, graças à instalação dos leitores automáticos e dos sensores, o processo de carregamento tornou-se consideravelmente mais rápido, subtraindo-se seis minutos por carrinha. A segurança do processo de carregamento, enquanto principal prioridade, também melhorou bastante. Ao carregar três paletes, o condutor do empilhador já não tem de sair para proceder à leitura da terceira palete manualmente. Consequentemente, o número de acidentes foi reduzido para um valor mínimo”, explica Kees Kroes, gestor de logística, armazém e transporte na Coca-Cola Enterprises Netherlands.

A fábrica da Coca-Cola nos Países Baixos abastece os centros de distribuição de grandes cadeias de supermercados, empresas de venda a retalho e catering em várias regiões. A empresa funciona seis dias em sete, 24 horas por dia, com equipas de 20 funcionários. Durante cada turno, carregam-se, em média, 50 a 80 carrinhas. No ponto de expedição, a Coca-Cola teve de superar o desafio relativamente à velocidade e segurança. As paletes com bebidas são embaladas e etiquetadas com um código de barras num tapete transportador. 16 empilhadores circulam continuamente para recolher as paletes e para as carregarem na carrinha correta. Os empilhadores eram capazes de carregar até três paletes, mas apenas procediam à leitura de duas delas. Se fosse recolhida uma terceira palete, o condutor tinha de sair do empilhador e proceder à leitura manualmente com o leitor portátil.

A Coca-Cola procurou novos empilhadores capazes de carregar mais paletes e proceder à sua leitura automática. A Zetes desenvolveu um sistema de leitura para os novos empilhadores Motrac e também adaptou o design dos acessórios dos empilhadores. Com o novo sistema, um tipo de empilhador pode carregar uma europalete, uma palete americana, duas europaletes, duas paletes americanas, três europaletes ou 12 carros.

A Zetes equipou cada empilhador com três leitores amovíveis robustos e sensores à frente. Verificou-se que os leitores são capazes de ler as etiquetas nas paletes diretamente, ao aproximarem-se. Devido à facilidade de movimentação dos leitores, podem ler na horizontal e na vertical. O condutor do empilhador recebe depois uma mensagem com o número da carrinha na qual as paletes devem ser carregadas.

Todos os dados são automaticamente encaminhados para o sistema SAP da Coca-Cola, utilizando a aplicação desenvolvida pela Zetes. A simplicidade da aplicação baseia-se na sua capacidade de transportar e detetar até três paletes, utilizando depois os leitores necessários para transportar as paletes para as carrinhas sem qualquer problema.

Sector do retalho vive um tempo de “inovação ou morte”

Escovas de dentes elétricas SONIC Chic chegam a Portugal