in

Clima de consumo na Europa continua a cair

Imagem: Shutterstock

Em abril, o clima de consumo na Europa caiu para -7,2 pontos (-1,4 em março). A disposição para adquirir algum produto/serviço também decresceu, neste mês, apesar das expectativas económicas e salariais terem subido, mantendo-se, contudo, em climas negativos.

No geral, o indicador das expectativas económicas subiu três pontos em relação a março, refere a GfK Portugal, mas manteve-se negativo em todos os países. A Alemanha é o país com as expectativas económicas menos negativas (-7 pontos) e Portugal subiu oito pontos relativamente ao mês anterior, mantendo uma perspetiva muito negativa (-44 pontos).

No que concerne as expectativas salariais, o indicador subiu três pontos, mas manteve-se negativo. Apenas a Hungria manteve o indicador positivo. Portugal subiu cinco pontos face a março, mantendo uma perspetiva muito negativa (-29 pontos).

 

Menos propensão para comprar

A propensão para comprar caiu oito pontos em abril, com Hungria, Bulgária e Sérvia a conseguirem manter indicadores positivos (+23, +15 e +11 pontos, respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar caiu três pontos.

Publicidade

Carrefour

Carrefour nega rumores sobre a venda do braço polaco

Pimkie

Família Mulliez considera a venda de Pimkie