Oiça este artigo aqui:
A Checkpoint Systems apresenta o Chinook, uma etiqueta RFID concebida especificamente para embalagens de alimentos reutilizáveis. A nova solução proporciona segurança e resistência na utilização em micro-ondas, ao mesmo tempo em que melhora o acompanhamento na cadeia de distribuição.
O desperdício de embalagens é um importante desafio ambiental global, que levou à implementação de regulamentação rigorosa em todo o mundo. A União Europeia lidera o caminho com a diretiva de embalagens, que visa exigir que todas as embalagens no mercado sejam reutilizáveis ou recicláveis até 2030, estabelecendo metas a serem alcançadas até 2025. Além disso, a partir de janeiro de 2030, as embalagens de plástico descartáveis vão ser proibidas para determinados tipos de embalamento.
Neste contexto, as empresas enfrentam uma pressão crescente para adotar soluções sustentáveis. O Chinook surge como uma resposta inovadora que, através do seu design e funcionalidades, contribui decisivamente para a economia circular, integrando tecnologia avançada e segurança alimentar.
Chinook
O inlay Chinook da Checkpoint Systems, para o qual se está a obter proteção de patente, destaca-se como uma solução robusta e fiável para embalagens reutilizáveis para alimentos e uso em micro-ondas.
O design inovador tem uma funcionalidade única que permite o uso repetido sem comprometer a segurança alimentar ou a funcionalidade RFID. Certificado pelos testes oficiais do EECC, o desempenho do inlay Chinook permaneceu estável, mantendo mais de 50% da sua amplitude máxima de leitura, após 45 ciclos de utilização de micro-ondas sob as condições pré-determinadas dos testes. A EECC conclui que “de um modo geral, a etiqueta Chinook da Checkpoint provou ser um transponder robusto e fiável, o que o torna adequado para aplicações que requerem uma exposição frequente a micro-ondas, assegurando simultaneamente um desempenho RFID consistente”
Além disso, o Chinook está em conformidade com todas as normas e é adequado para utilização em micro-ondas e em contacto indireto com alimentos, oferecendo confiança e tranquilidade aos consumidores e às empresas, mesmo sob condições exigentes.
Em termos de sustentabilidade, este inlay promove a economia circular, reduzindo o desperdício ao ser reutilizável em ciclos múltiplos. Graças à sua rastreabilidade e visibilidade na cadeia de fornecimento, é possível seguir eficazmente os produtos desde a origem até ao consumidor final. Por último, a sua flexibilidade torna-o adequado para diferentes tipos de embalagens reutilizáveis, incluindo plástico e vidro, proporcionando soluções ideais para alimentos frescos, congelados e preparados.
Solução para sectores que apostam em embalagens reutilizáveis
O Chinook é ideal para uma ampla gama de utilizações, oferecendo vantagens significativas em sectores como são a produção de alimentos processados, onde permite o acompanhamento total ao longo do ciclo de vida do produto. Nos supermercados e cadeias de retalho, o seu design inovador é ideal para melhorar a gestão de produtos frescos, pré-cozinhados e a granel, otimizando a eficiência operacional.
Nos restaurantes e serviços de catering, o Chinook está posicionado como uma solução indispensável para cadeias de fast food, serviços de entrega e eventos de grande dimensão, proporcionando um controlo de inventário mais eficiente e embalagens reutilizáveis.
Siga-nos no: