in

Centromarca subscreve declaração para a reutilização de 10 milhões de toneladas de plástico no fabrico de novos produtos até 2025

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca, através da sua congénere European Brands Association (AIM), é uma das mais de 100 signatárias da declaração da Circular Plastics Alliance, que assume o objetivo de utilizar, até 2025, 10 milhões de toneladas de plástico reciclado para fabricar novos produtos.

Esta aliança em torno da economia circular do plástico conta já com mais de 100 parceiros públicos e privados que operam na cadeia de valor dos plásticos, desde pequenas e médias empresas, grandes empresas, associações empresariais, entidades de normalização, organismos de investigação e autoridades locais e nacionais. “Há muito que existe a preocupação de diminuir a quantidade de plástico nos produtos. Esta aliança vem ao encontro deste objetivo e pretende o reforço da reciclagem do plástico na Europa. A nós, Centromarca, deixa-nos particularmente satisfeitos pelo facto de os compromissos assumidos pelos diferentes signatários permitirem atingir, e até mesmo ultrapassar, as 10 milhões de toneladas de plásticos reciclados utilizados na Europa até 2025”, afirma Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca.

Para promover a reciclagem na Europa e atingir as 10 milhões de toneladas de plástico reciclado, a declaração da Circular Plastics Alliance prevê melhorar a conceção dos produtos de plástico para os tornar mais recicláveis; identificar potencialidades inexploradas de recolha, triagem e reciclagem de resíduos de plástico em toda a União Europeia; definir uma agenda de investigação e desenvolvimento para o plástico numa economia circular e estabelecer um sistema de monitorização transparente e fiável para seguir todos os fluxos de resíduos de plástico na União Europeia.

De acordo com a Comissão Europeia, a declaração da Circular Plastics Alliance mantém-se aberta à adesão de mais signatários, em especial de autoridades públicas de toda a Europa.

As associações profissionais e as empresas são também convidadas a assumir compromissos voluntários para a utilização ou a produção de mais plástico reciclado, caso não o tenham ainda feito.

Hoppy House Brewing apresenta uma edição especial Vanilla Porter

Programa de inovação do Grupo Nabeiro distinguido internacionalmente