in

Carrefour multado por venda com prejuízo

O Carrefour deverá pagar uma multa de 42.120 euros por violar a lei de comércio a retalho espanhola, ao realizar venda com prejuízo de azeite .

O Ministério da Economia e Infraestrutura da Junta da Extremadura impôs esta sanção à empresa de distribuição francesa, depois de considerar comprovada uma denúncia feita pela organização de agricultores UPA.

A associação apresentou a queixa em janeiro de 2014, com base num estudo de mercado que mostrava que não se podia vender azeite virgem abaixo dos 2,20 euros o litro, sem incorrer em perdas. Nessa altura, o Carrefour lançou uma campanha oferecendo azeite a 1,89 euros o litro.

A UPA garante que o montante da coima é histórico, porque “rompe a barreira dos 3.000 euros“, pela primeira vez, o que “está mais perto” do prejuízo económico que a venda a perdas causa no sector de produção, neste caso de azeite.

Nesta sanção, a Junta da Extremadura teve em conta “a solvência económica da empresa de distribuição, a intencionalidade acreditada, a duração da campanha e o volume de negócios da gigante de distribuição Carrefour“.

Esta nova penalidade é adicionada à que a Comunidade de Madrid e Murcia impuseram contra o El Corte Inglés e a alegações que os produtores fizeram, nos últimos dias, contra o DIA por novas ofertas abusivas de azeite.

Amazon agita o panorama de entregas ao domicílio no Reino Unido

Procter & Gamble prepara venda do negócio de beleza