in

CAP leva número recorde de produtores de vinho portugueses a Moscovo

vinhos
Imagem Shutterstock

São 29 os produtores de vinho nacionais que se encontram, em Moscovo, na 29.ª edição da Prodexpo, a maior feira do sector alimentar da Federação Russa, que decorre entre os dias 7 e 11 de fevereiro.

Após o interregno de um ano, imposto pela Covid-19, e apesar do contexto pandémico ainda se manter, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) consegue levar, assim, este ano, a maior representação portuguesa de produtores de vinho à Rússia. Este recorde de participações de produtores traduz a importância que o mercado russo já tem nas exportações de vinhos portugueses, que atingiram, em 2021, 45 milhões de euros, num crescimento de 61% face a 2020, num período fortemente marcado pela pandemia.

 

Importações

Atualmente, Portugal ocupa o quinto lugar nos países de origem de importações de vinho para a Federação Russa, apenas atrás de França, Itália, Espanha e Chile, estando praticamente a par deste último país. À data da anterior participação de uma comitiva portuguesa da Prodexpo Moscovo, Portugal destacava-se na sétima posição no ranking dos maiores fornecedores de vinho à Rússia, o que dá nota do rápido e relevante crescimento do sector vinícola nacional neste mercado, que conta com cerca de 144 milhões de habitantes.

Para os produtores presentes, as previsões para o futuro mantêm-se otimistas, uma vez que as características dos vinhos portugueses se encaixam muito bem no perfil de consumo dos consumidores russos.

Luís Mira, secretário geral da CAP, afirma “estes resultados motivam a CAP para, no próximo ano, aumentar a presença de Portugal nesta feira, trazendo um número ainda maior de produtores. Este mercado está em franco crescimento, pelo que os produtores portugueses não podem perder a oportunidade de aumentar as exportações, contribuindo para o crescimento da nossa economia’’.

São já várias as empresas nacionais que contam com importadores neste mercado, havendo casos de produtores cujas vendas para a Rússia mais que duplicaram desde 2014, o primeiro ano em que a feira contou com uma comitiva de produtores de vinho nacionais.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Bricomarché

Bricomarché chega a Lisboa com novo conceito de loja urbana

Dona Julieta Tinto - Adega José de Sousa

Dona Julieta é o novo vinho da Adega José de Sousa