O Titular Colheita Branco 2021, com assinatura do produtor beirão Caminhos Cruzados, situado em Nelas, combina duas castas autóctones, Encruzado e Bical, num blend que conta, ainda, com a presença da Malvasia Fina para compor uma referência com aroma cítrico, frutas de polpa branca e uma ligeira nuance mineral.
“O Titular Colheita Branco 2021 honra os princípios fundadores desta gama de vinhos da Caminhos Cruzados, que procura alcançar vinhos elegantes, estruturados, complexos e com grande potencial gastronómico e de envelhecimento em garrafa”, avança o produtor em comunicado, que aconselha a harmonizar com pratos de comida asiática, peixe, mariscos e iguarias com carnes brancas.
Chancelam o vinho os enólogos Manuel Vieira, Carla Rodrigues e Carloto Magalhães, que recorreram a uvas provenientes de vinhas com idade média de 36 anos, situadas na sub-região de Terras de Senhorim, entre os rios Douro e Mondego, plantadas a 400 a 500 metros de altitude. A vindima foi manual, as uvas desengaçadas e prensadas diretamente. A fermentação alcoólica fez-se em cubas de inox a uma temperatura controlada.
Com um teor de álcool de 13%, este vinho tem um PVP recomendado de 6,99 euros.
Estratégia
A gama Titular, marca-âncora da Caminhos Cruzados, exporta boa parte da sua produção e tem recebido prémios em concursos da especialidade, o que ajuda a cimentar a sua posição em diferentes mercados.
O produtor tem seguido uma estratégia de procura de inovação e sustentabilidade, visível na forma como trabalha a vinha ou no uso de garrafas ecológicas.