Oiça este artigo aqui:
A cadeia alemã de perfumarias Douglas irá entrar na bolsa de Frankfurt já este mês.
Com esta abertura de capital, a empresa espera angariar 800 milhões de euros, além dos 300 milhões de euros já investidos pelo fundo de investimento CVC Capital Partners, seu atual proprietário, e da família Kreke, que fundou a empresa.
Endividamento
A Douglas tem um elevado nível de endividamento e uma despesa com juros correspondente de 3,4 mil milhões de euros.
Uma das razões para esta situação é relativamente recente e remonta ao período pandémico. Na altura, a cadeia tinha passado por várias dificuldades, devido ao encerramento e abertura parcial das suas lojas em vários países.
“O IPO é o próximo passo lógico para o Grupo Douglas explorar plenamente o seu potencial futuro como uma empresa de capital aberto”, disse o CEO, Sander van der Laan.
A CVC, que atualmente detém 85% da empresa, manterá uma participação maioritária mesmo após o IPO.
Melhoria nos resultados
Os últimos resultados da retalhista alemã são já animadores. No primeiro trimestre do novo exercício, as vendas aumentaram 8% para 1,56 mil milhões de euros. O lucro operacional bruto cresceu 12,6% para 348,3 milhões de euros.