in

Cadeia angolana de hipermercados Kero tem novo proprietário

Kero-inaugura-loja-em-Benguela_img

O grupo de distribuição eritreu Anseba ganhou o concurso para a privatização da cadeia angolana de hipermercados Kero.

De acordo com o Instituto de Gestão de Bens e Participações do Estado de Angola (IGAPE), a Anseba recebeu um total de 66,2 pontos, incluindo as componentes corporativa (8,9 pontos), financeira (34,6 pontos) e técnica (22,6 pontos).

O grupo eritreu tem estado presente em Angola na última década, com foco no comércio a retalho e por grosso, assim como na indústria. A empresa produz um total de 26 tipos de produtos diferentes, incluindo detergentes, fraldas e sumos, nomeadamente a marca de refrigerantes Lulu e de produtos de higiene Linda.

 

Kero

Anteriormente detida pelo grupo Zahara, a Kero passou para as mãos do Estado angolano como parte do programa de recuperação de ativos.

A empresa detém um total de 12 hipermercados e supermercados, oito dos quais localizados em Luanda e quatro nas províncias de Benguela, Huíla e Huambo.

A Anseba garantiu os direitos de gestão da Kero, por 10 anos, sem opção de compra. Foram apresentadas três propostas a concurso, nomeadamente, as da Anseba, Alimenta Angola e Camarufi, mas apenas as duas primeiras passaram à fase de negociação.

O IGAPE referiu ainda que “em nenhuma das fases do procedimento, os concorrentes apresentaram provas documentais da existência de uma possível ligação com marcas internacionais”, aludindo à possível parceria entre a Alimenta Angola e a francesa Carrefour reportada pela imprensa.

 

Alimenta Angola

Gerida pelo grupo brasileiro Tenda Atacado, a Alimenta Angola opera localmente há 12 anos, com quatro lojas e tem previsto a abertura de mais duas em 2022.

glovo

Alemã Delivery Hero adquire participação maioritária na Glovo

FoodDrinkEurope

FoodDrinkEurope tem novo diretor geral