O grupo de retalho de moda C&A anunciou que vai encerrar a sua fábrica de jeans em Mönchengladbach, na Alemanha.
A fábrica, oficialmente designada por Fábrica de Inovação Têxtil (FIT), abriu as suas portas no outono de 2021 para testar e desenvolver métodos de produção novos e sustentáveis. O projeto, conduzido pela Universidade de Ciências Aplicadas do Baixo Reno (Hochschule Niederrhein), pela Academia Têxtil da Renânia do Norte-Vestefália (Textilakademie NRW) e pela Universidade Técnica de Aachen (Rwth Aachen University), empregou cerca de 100 pessoas.
A fábrica, que começou por produzir calças de ganga utilizando técnicas sustentáveis, tinha por objetivo verificar se este modelo de produção na Europa podia reduzir os custos e, ao mesmo tempo, aumentar os volumes de produção.
Na sequência dos resultados, a empresa de moda holandesa decidiu interromper a atividade da fábrica FIT por não ser rentável.
Renovação da equipa de gestão
A retalhista de moda remodelou a sua gestão de topo em julho, colocando Edward Brenninkmeijer, um membro da família fundadora, como CEO interino do grupo na Europa. Edward Brenninkmeijer entrou para a C&A após a saída de Giny Boer.
Com mais de 1.300 lojas em 17 países europeus e mais de 27 mil colaboradores, a C&A é um dos principais retalhistas de moda da Europa.