burlas online
in

Burlas online crescem 22%

As reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22% de janeiro até abril, revela o Portal da Queixa, numa análise efetuada por ocasião do Dia Mundial da Internet.

A tendência de crescimento registada tem sido consecutiva, nos últimos anos, acompanhando a mesma subida de denúncias de cibercrimes que chegam à Procuradoria-Geral da República. Sites fraudulentos e casos de phishing são os principais motivos das queixas dos consumidores.

Cibercrime

Em 2021, a cibercriminalidade duplicou em Portugal, segundo os dados do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, que recebeu 1.160 denúncias, mais do dobro do que no ano anterior (544).

Entre os dias 1 de janeiro e 30 de abril, o Portal da Queixa registou uma subida de 22% do número de reclamações relacionadas com burlas online, comparativamente com o mesmo período homólogo.

Os principais motivos de reclamação dos consumidores continuam a evidenciar esquemas de burlas online relacionadas com a criação de websites clonados (cópias de lojas online de marcas) e esquemas de phishing, casos que o Portal da Queixa tem vindo a denunciar de forma recorrente.

A liderar o ranking das reclamações por burla online estão marcas como a Tiffosi, a Lefties e a Wizink. Relacionadas com as duas marcas do grupo têxtil espanhol Inditex estão casos de clonagem dos sites, onde os consumidores efetuam compras, não recebem o produto e perdem o dinheiro e, no caso da Wizink, o problema mais reportado refere-se às tentativas ou casos concretos de phishing.

 

Sites falsos

Recorde-se que, em janeiro, o Portal da Queixa alertou para um aumento de reclamações que denunciavam sites falsos que usavam o nome da marca de vestuário Tiffosi, num esquema semelhante ao que já tinha sucedido à Stradivarius, em novembro do ano passado. Este último, voltou a ser denunciado com múltiplas queixas de pessoas burladas através de websites falsos das marcas do grupo Inditex, como a Zara, a Pull&Bear e a Massimo Dutti e onde consta, também, a Stradivarius.

poder de compra

Volume das cestas de compras dos portugueses é o menor dos últimos quatro anos

EcoXperience

EcoXperience lança novo detergente a partir de óleo alimentar usado