in

Brava Centenarium: o espumante de sidra produzido em Trás-os-Montes

Chama-se Brava Centenarium e é uma bebida resultante de uma receita familiar secular e de uma das duas únicas maçãs DOP portuguesas, a Maçã Bravo de Esmolfe. Surge da vontade de dois jovens empresários em potenciar o melhor que a região tem para dar, explorando um dos seus produtos identitários.

Com o apoio técnico de alguns dos maiores enólogos especialistas na produção de vinhos espumantes, os irmãos Karmali criaram “um espumante de sidra leve, fresco, com o carácter transmontano bem vincado e grande variabilidade de consumo, desde o simples convívio de final de tarde a refeições mais leves”. Concebida pelo método Champenoise, que consiste no tradicional método clássico de fermentação em garrafa, e com um estágio mínimo de nove meses ao sabor do clima transmontano, Brava Centenarium distingue-se por uma bolha fina e intensa e está muito marcada pelos aromas florais tão característicos da maçã Bravo de Esmolfe.

 

Momentos de consumo

Provas, degustações, sunsets, welcome drinks e jantares temáticos são alguns dos momentos de consumo da Brava Centenarium, sendo que é já possível encontrar este espumante em restaurantes de ‘fine dining’”, revela Salim Karmali, sublinhando “a autenticidade do produto, feito com muita paixão e respeito pelo que é mais genuíno”.

Atualmente, existe entre a equipa de promoção de novos produtos da Centenarium um foco em dar a conhecer o produto a toda a hotelaria da especialidade; mais de 200 restaurantes, rooftops ou terrazas do Grande Porto, Braga, Aveiro e Coimbra já contam com a Brava Centenarium no seu portfólio e respetivas cartas”, acrescenta Salim Karmali. As grandes superfícies de retalho e as garrafeiras com produtos mais exclusivos também já têm nas suas prateleiras a Brava Centenarium, como é o caso da garrafeira do El Corte Inglés.

 

Brava Noir Centenarium

Com um teor alcoólico de 12%, a Brava Centenarium tem uma réplica na Brava Noir Centenarium, numa versão que preserva todas as características da primeira apenas com menos presença de taxa de alcoolemia – 10,5% -, indo ao encontro do paladar dos mais jovens e das novas tendências de consumo, que pedem bebidas com cada vez menos teor de álcool. “Esta nova referência tem o seu lançamento previsto para junho deste ano”, desvenda Karim Karmali.

A captação de novos consumidores, nomeadamente a denominada geração Millennials, com uma especial apetência para consumir tudo o que é inovador, está na mira da Brava Centenarium, que está no mercado a um PVP de cerca de 12 euros.

Xiaomi Fan Festival

Xiaomi Fan Festival está de regresso

Planta Cozinha

Planta lança nova Planta Cozinha