Foto Shutterstock
in

Bosch Industry Consulting conquista espaço em Portugal

A Bosch Industry Consulting está a operar em Portugal desde o final do ano passado e fechou o primeiro semestre de 2019 com um saldo positivo. Até ao final de julho, esta área de negócio da multinacional alemã, liderada por Tiago Sacchetti, conquistou mercados que vão desde a Península Ibérica (Smart Work @ RTE, Iberia Goes Green, OvrP Digital Planning), Turquia (Redesenho do Fluxo Logístico) e Arábia Saudita (desenho “green field” de várias fábricas).

Um dos projetos com maior relevo é o Smart Work @ RTE, desenvolvido nas instalações da RTE, grupo industrial português especialista na produção de bicicletas. A empresa sediada no concelho de Vila Nova de Gaia recorreu ao “expertise” da equipa da Bosch Industry Consulting no sentido de melhorar e tornar mais eficientes vários processos na sua cadeia de produção. Os resultados obtidos na primeira fase de implementação deste projeto demonstraram que ainda havia lugar para melhoria e, com ajustes ergonómicos em postos de trabalho, foi possível alcançar poupanças no tempo de assemblagem. “A equipa multidisciplinar da Bosch Industry Consulting permite-nos olhar para os desafios do nosso negócio de uma forma holística integrando diferentes perspetivas, reduzindo, assim, o risco e facilitando o processo de mudança. É ainda de referir que se trata de uma equipa flexível e que se integra facilmente em contextos muito diversos, fruto da extensa experiência direta na gestão de operações industriais dos profissionais que a constituem”, afirmou Bruno Salgado, administrador da RTE.

A Bosch Industry Consulting presta também serviços de consultoria a empresas do Grupo Bosch.
O projeto Ovar Digital Planning é um exemplo de colaboração entre a Bosch Security Systems, o Centro de Engenharia Digital da Bosch, em Feuerbach, e o gestor de projetos da Bosch Industry Consulting, Luciano Tardelli. Este projeto permitiu a implementação do Digital Twin dos equipamentos, ferramentas e operadores da linha de montagem e teste de sensores de incêndio. Utilizou-se um software de simulação para criar a representação virtual da nova linha de produção, sem perturbar o sistema de produção existente e muito antes do sistema real estar instalado. O uso do simulador permitiu visualizar o novo layout da linha em 3D, o fluxo dos materiais e os movimentos dos operadores, trazendo como resultado a prévia deteção e eliminação de problemas, facilitando os ciclos de melhoria ao processo mesmo antes da sua existência física. Desta forma, assegura o ganho de produtividade planeado na ordem de 30% e a redução do investimento sem comprometer o rendimento requerido.

Com este projeto, foi possível otimizar fluxos que permitiram um ganho de 90 mil euros anuais. “A equipa de Ovar sentiu-se motivada e aprendeu muito neste projeto. A ótima colaboração e partilha de conhecimentos com a Bosch Industry Consulting tornou este projeto num exemplo de eficiência e melhoria continua”, acrescenta António Pereira, Plant Manager da Bosch Security Systems em Ovar.

Os resultados alcançados nos vários projetos em que a Bosch Industry Consulting presta consultoria, nomeadamente na otimização das operações de montagem de bicicletas da RTE levaram a que este cliente atribuísse novos projetos à equipa na área da digitalização e I4.0 (RFID, Augmented Reallity).

A perspetiva para o segundo semestre é positiva, com projetos em fase de negociação quer em Portugal, quer no estrangeiro, esperando-se que, até ao final do ano, a Bosch Industry Consulting consiga duplicar o seu volume de vendas de serviços de consultoria.

DB Schenker reduzirá emissões de CO2 em 50% até 2030

Terra Nostra lança nova Manteiga Sem Sal 365 dias de pastagem