in

Bosch abre caminho para a instalação de ecrãs 3D em veículos

Maiores, visualmente mais atraentes e com cada vez recursos, os ecrãs digitais estão a tornar-se uma ferramenta fundamental dos cockpits dos veículos. Nem pilotos nem passageiros querem ficar sem os recursos de visualização e controlo que atualmente têm à disposição em dispositivos como smartphones e televisões.

Mas há mais do que isso: nos cockpits do futuro, os monitores digitais terão um papel fundamental na interação entre motoristas e veículos. Com os novos dispositivos de visualização 3D, a Bosch está a dar resposta a essa tendência. Estes produtos utilizam tecnologia 3D passiva para gerar um efeito tridimensional realista que permite que a informação visual seja captada mais rapidamente do que quando exibida em telas convencionais.

Os monitores estão cada vez mais a tornarem-se sistemas interativos que podem antecipar melhor as necessidades individuais dos motoristas”, afirma Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia. “Há um enorme potencial de negócio para a Bosch aqui“. As previsões sugerem que o mercado global de displays de veículos irá duplicar de 15 bilhões de dólares (13,4 bilhões de dólares) para 26,7 bilhões de dólares até 2025, segundo a Global Market Insights.

Efeito 3D effect no cockpit

Os monitores 3D são a última tendência dos cockpits dos veículos. No ecrã de cinema, um efeito 3D serve principalmente para aumentar o valor de entretenimento de um filme. Mas, no que diz respeito a um veículo, o caso é diferente. “A profundidade de campo de visão significa que os motoristas podem captar informações visuais importantes mais rapidamente, seja a partir de um sistema de assistência ou de um alerta de congestionamento”, diz Steffen Berns. “Alertas que parecem saltar da tela são muito mais óbvios e urgentes”.

Além disso, ao estacionar, a imagem da câmara de visão traseira é mais realista, permitindo que os obstáculos sejam detetados mais cedo. Isto significa, por exemplo, que os condutores podem ter uma noção ainda mais precisa do espaço deixado entre o para-lamas traseiro e uma parede de garagem. Também ao circular nas estradas, esse efeito 3D desempenha um papel decisivo, uma vez que profundidade espacial da visualização do mapa torna imediatamente claro qual edifício que marca a próxima curva. Para os seus novos displays, a Bosch utiliza uma tecnologia 3D passiva, que funciona sem quaisquer recursos adicionais, como rastreamento ocular ou óculos 3D.

Prémio que avalia a gestão orientada para o cliente com inscrições abertas

Grupo Euronics inaugura nova loja