Construindo um futuro sustentável: o papel crucial da economia circular

Mário Faria, Head of Operations Contract Logistics da DB Schenker em Portugal e Espanha
Mário Faria, Head of Operations Contract Logistics da DB Schenker em Portugal e Espanha

No setor da logística e da gestão de equipamentos confrontamo-nos com uma realidade impressionante: anualmente, mais de dez milhões de equipamentos são manipulados, passando por avaliações de danos e reparos cerca de 1,5 milhão, incluindo tablets e computadores portáteis, devolvidos aos fabricantes originais para reciclagem de componentes. Estes números, para além de ilustrarem a magnitude da nossa indústria, realçam a oportunidade que a economia circular representa.

A economia circular é um modelo que procura minimizar resíduos e maximizar a eficiência dos recursos. Abandonando o tradicional “comprar, usar, deitar fora”, promove a reutilização, reparação e reciclagem, num contexto onde os recursos do planeta escasseiam e a sustentabilidade assume primazia. Uma mudança não só amiga do ambiente, mas também economicamente pragmática.

 

Mas onde reside a importância fundamental da economia circular?

A economia circular contribui significativamente para a sustentabilidade ambiental, redefinindo a relação humana com os recursos naturais e a gestão de resíduos, reduzindo o consumo e maximizando a utilização do que já existe.

Ao manter produtos e materiais em uso pelo máximo de tempo possível, a economia circular afasta-se da abordagem de “usar e deitar fora”. Este modelo, além de prolongar a vida útil dos produtos, minimizando a necessidade de novos recursos, também reduz a produção de resíduos, resultando numa diminuição das emissões e na preservação da biodiversidade.

Além disso, a economia circular reduz a dependência de recursos finitos e matérias-primas limitadas, garantindo uma maior estabilidade e continuidade nas operações das empresas. Esta transição tem ainda o potencial de revitalizar a economia, criando novos negócios e oportunidades de emprego em áreas como a reciclagem, remanufatura, reparação e gestão de resíduos.

 

Cumprir objetivos ESG

Em 2023, a DB Schenker realizou vários investimentos nesse sentido, lançando linhas de produtos de economia circular nos nossos centros de Contract Logistics em todo o mundo. Nos nossos armazéns do Porto e Lisboa, dispomos de espaços equipados para serviços técnicos, contribuindo para acompanhar os fabricantes no cumprimento dos seus objetivos ESG.

Na DB Schenker estamos preparados para liderar com os nossos clientes a transição para um modelo de negócios mais sustentável e resiliente, comprometidos com um futuro mais verde, eficiente e sustentável para as gerações futuras. Para nós, a economia circular não é apenas uma estratégia de negócios, mas, sim, um compromisso absolutamente fundamental para um mundo melhor.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Mário Faria, Head of Operations Contract Logistics da DB Schenker em Portugal e Espanha
Mário Faria
Head of Operations Contract Logistics da DB Schenker em Portugal e Espanha

André Gerson - CEO GCIMEDIA Group

Fidelizar o consumidor, uma missão (im)possível?