DB Schenker
in

DB Schenker celebra a abertura do 50.º armazém ecológico

A DB Schenker reabriu um terminal logístico sustentável em Tilburg. Após uma profunda modernização, em 2021, o terminal foi premiado pela Deutsche Bahn como o 50.º armazém ecológico para a DB Schenker.

Os armazéns ecológicos são um conceito integrado, desenvolvido pela DB Schenker, que permite que os armazéns sejam operados de forma eficiente em termos energéticos, melhorando o bem-estar dos colaboradores e reduzindo significativamente as emissões de CO2.

O hub internacional passou por uma transformação completa, permitindo uma operação ecoeficiente e com mais espaço para cross-docking, com tecnologia moderna para uma maior proteção ambiental. Ao construir o novo terminal, foram seguidas normas globais de construção sustentável, tais como isolamento térmico, utilização de recursos renováveis obtidos na região envolvente do edifício, instalação de sistemas de iluminação modernos e naturais para o bem-estar dos colaboradores e sistema eficiente de HVAC, que é a ventilação de aquecimento e ar condicionado. Além disso, serão instaladas cinco colmeias para aumentar a biodiversidade nas proximidades e será implementada uma utilização reduzida do terminal MHE (equipamento de manuseamento de materiais), através da semi-automatização do manuseamento de mercadorias, bem como uma melhor gestão de resíduos nos escritórios, estações de carregamento de bicicletas elétricas e veículos.

Os armazéns ecológicos são o futuro dos nossos terminais“, diz Cyrille Bonjean, diretora do Transporte Terrestre na DB Schenker Europa. “As instalações em Tilburg são o mais recente exemplo da rapidez com que estamos a avançar para centros de carga altamente automatizados e ecoeficientes. Isto serve o nosso objetivo estratégico de nos tornarmos neutros em termos de CO2, até 2040, e já está a ter um efeito positivo nos nossos colaboradores, que agora são capazes de trabalhar num ambiente seguro, profissional e preparado para o futuro“.

No BeNeLux, a DB Schenker continua a investir num futuro sustentável“, diz Pierre van Diesen, diretor do Transporte Terrestre na DB Schenker BeNeLux. “O ramo do transporte terrestre em Tilburg, um dos hotspots logísticos nos Países Baixos, é uma localização estratégica dentro da nossa rede europeia. A curta distância até à auto-estrada A58 é ideal e contribui para limitar as emissões de CO2“.

 

Terminal

A área do local do terminal modernizado é de 59.210 metros quadrados. Com 90 docas de carregamento, o armazém está totalmente adaptado às atividades de cross-docking para distribuição de paletes e pode tratar de 13 mil carregamentos por semana. Através de uma linha de reboque incorporada, o transporte interno de paletes será automatizado, garantindo eficiência e segurança.

A nova infraestrutura do local será adaptada ao crescimento dos movimentos de tráfego, de modo que a segurança, a proteção e a eficiência sejam traçadas para futuros desenvolvimentos. 350 pessoas estão a trabalhar no local.

ECO

Aldi lança sacos do lixo de plástico reciclado proveniente das suas operações

viajar

78,2% dos portugueses planeia passar férias dentro de Portugal neste verão