As vantagens de um armazém inteligente

Marco Toste, IT & Innovation Manager DHL Supply Chain Portugal
Marco Toste, IT & Innovation Manager DHL Supply Chain Portugal

A tecnologia não está apenas a impulsionar a experiência de compra ou a forma como as transações são realizadas e geridas. Tem sido, também, fundamental para a redefinição da forma como as mercadorias são armazenadas, classificadas e entregues. 

Esta parte do e-commerce, relacionada com logística e gestão da cadeia de abastecimento, sofreu uma mudança grande graças aos avanços na robótica, tecnologia de sensores, realidade aumentada (RA) e Internet das Coisas (IoT). De facto, não é irrealista dizer que o e-commerce global e os mercados digitais seriam apenas uma sombra do que são hoje sem as inovações equivalentes na logística.

Enquanto a tecnologia fortifica a cadeia de abastecimento do princípio ao fim, o seu impacto no armazenamento está a tornar-se particularmente crítico. Hoje em dia, com a procura ainda a aumentar, o armazém inteligente está a tornar-se no centro das atenções, à medida que as empresas procuram aumentar a eficiência, gerir a escassez de pessoal, cumprir com recomendações de saúde pública e aumentar a produtividade.

 

Maior eficácia e segurança

Ao integrar sistemas automatizados no tecido das operações, o armazém inteligente é concebido para a eficiência e colaboração. As tecnologias automatizadas e interligadas podem ser utilizadas para praticamente todas as tarefas repetitivas ou físicas realizadas nas instalações, libertando, desta forma, os recursos humanos para tarefas mais complexas e de valor acrescentado. Pense na gama completa de atividades que têm lugar num armazém: as mercadorias são recebidas, identificadas, selecionadas, puxadas e embaladas para expedição. A tecnologia robótica, os sensores e os dispositivos com acesso à Internet num armazém inteligente trabalham em conjunto para racionalizar e acelerar a funcionalidade em todas as fases.

A melhoria da eficiência também se traduz num ambiente de trabalho mais seguro. Tarefas repetitivas, como a recolha, bem como trabalhos mais perigosos fisicamente podem ser elegíveis para automatização e, ao mesmo tempo, os riscos de congestionamento são minimizados no piso do armazém. Além disso, a própria tecnologia robótica é concebida para a segurança, com sensores de proximidade que proporcionam uma maior consciência espacial, reduzindo os potenciais perigos de colisão.

 

Eficiência e segurança melhoradas

A tecnologia de armazém inteligente não só melhora a eficiência e a segurança nas instalações, como também permite a visibilidade dos dados em toda a empresa. Uma informação que também pode ser rapidamente partilhada com as partes interessadas e clientes. À medida que as mercadorias são recebidas e movimentadas numa instalação, os sistemas automatizados e o rastreio via Internet significam que a informação é constantemente atualizada, dando às empresas maior controlo e permitindo aos seus clientes localizar rapidamente as mercadorias necessárias.

Se a sua empresa opera um armazém (ou múltiplas instalações), investir na automatização e melhorar o rastreio digital pode ajudá-lo a atingir diversos objetivos ao mesmo tempo. Da mesma forma, trabalhar com distribuidores que utilizam sistemas inteligentes irá reforçar a sua eficácia. 

Se considerarmos que a pandemia por Covid-19 e os demais acontecimentos socioeconómicos dos últimos dois anos não só aumentaram a atividade de e-commerce, como levaram à escassez de mão-de-obra nos armazéns em todo o mundo, a automatização pode ajudar a enfrentar este desafio. Ao mesmo tempo, oferece a capacidade de monitorizar operações, controlar remotamente o acesso a áreas restritas, gerir controlos de temperatura ambiental e acompanhar de melhor forma e impulsionar o desempenho da equipa. A automatização também ajuda a reduzir erros e a melhorar a produtividade.

 

A resiliência como um benefício

Outro benefício de um armazém inteligente é a resiliência da cadeia de abastecimento. Os processos automatizados permitem que uma instalação aumente e diminua o volume rapidamente e, como a pandemia demonstrou, a capacidade de reagir rapidamente às condições do mercado é essencial. De acordo com um inquérito da Deloitte, 80% dos retalhistas afirmam que irão investir na resiliência da cadeia de abastecimento no futuro.

Em última análise, o objetivo da tecnologia de vanguarda em armazéns não é substituir pessoal valioso, mas fornecer às suas equipas o apoio e as ferramentas de que necessitam para se destacarem. E esse é um objetivo que vale a pena colocar no topo da lista de afazeres da sua organização.

Marco Toste, IT & Innovation Manager DHL Supply Chain Portugal
Marco Toste
IT & Innovation Manager DHL Supply Chain Portugal

Armando Mateus, Chief Experience Office Touchpoint Consulting

20.000 léguas da informação

Armando Mateus, Chief Experience Office Touchpoint Consulting

Os três porquinhos e as promoções