in

Black Friday: 87% dos portugueses gastará online até 300 euros

64% garante que este ano comprará online o mesmo ou até mais

Black Friday online
Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

Com o Natal à porta, os amantes da poupança estão atentos à chegada de uma campanha comercial chave para poderem comprar tudo o que é necessário com descontos: a Black Friday que começa na sexta-feira, 28 de novembro, e encerra a 1 de dezembro com a Cyber Monday. Esta tem vindo a popularizar-se e, a cada ano, mais compradores aderem à aquisição de produtos durante este período.

Concretamente, o canal online posiciona-se como uma opção ideal que permite ao consumidor procurar opções sem aglomerações nem filas, e que, para além disso, ajuda a comparar e a procurar a melhor oferta de um modo fácil e cómodo. Isto faz com que mais de metade dos portugueses (54%) tenha comprado online durante a última Black Friday. De facto, é de salientar que na R.A. Açores esta percentagem atingiu os 83% em 2024, segundo dados do estudo realizado pela Webloyalty, empresa líder na geração de receitas adicionais para eCommerce através do Retail Media.

As previsões também são positivas, já que 64% dos portugueses garante que nesta Black Friday comprará o mesmo ou até mais através deste canal. De facto, 87% dos portugueses prevê gastar online até 300 euros nas suas compras durante a Black Friday, e 13% garante que gastará mais do que essa quantia. Na zona de Lisboa e na R.A. Açores, o gasto superior a 300 euros ascende a 16% da população.

Estes dias são marcados no calendário dos consumidores como datas chave que devem aproveitar para comprar tudo aquilo que têm na lista de desejos. Do nosso estudo, extrai-se que a Black Friday é o momento preferido do consumidor online para comprar os presentes de Natal (44%), tecnologia (40%), moda e acessórios (39%) e perfumaria e beleza (29%). O canal online pode ser um facilitador para comprar melhor, já que existem opções que proporcionam vantagens económicas extra como, por exemplo, as que oferecem programas de subscrição como o Compra e Poupa”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & LATAM.

 

Retail Media

A cada ano, os retalhistas individualmente estabelecem a duração da sua campanha de Black Friday e Cyber Monday, alargando o período até mesmo a todo o mês de novembro. Esta maior margem de tempo, juntamente com uma estratégia de marketing bem definida focada em personalizar a experiência de compra num ambiente comercial cada vez mais competitivo, pode favorecer o crescimento do tráfego e, consequentemente, do volume de encomendas online.

A Black Friday e a Cyber Monday tornaram-se um momento estratégico de captação de novos clientes. Graças às promoções e descontos que são lançados nestas datas, os consumidores que descobrem novas marcas decidem experimentá-las, animados também por um melhor preço. A chave está não só em atrair tráfego, mas em fazer com que estes permaneçam. É neste ponto que é recomendável que entrem em jogo as soluções de Retail Media, que conseguem impactar o consumidor no momento ideal, oferecendo-lhe o que realmente quer e precisa de comprar. E, ao mesmo tempo, o retalhista pode continuar a recolher informação estratégica para que as marcas possam realizar ações futuras que reforcem e fidelizem a relação com o consumidor. Isto traduz-se em benefícios claros para todas as partes: retalhistas, consumidores e marcas”, comenta Esparza.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Worten Life

Worten lança programa de fidelização com vantagens no Cartão Continente

Too Good To Go inflação

76% dos portugueses mudaram os seus hábitos de consumo devido à inflação