in

30% dos portugueses faz compras online pelo menos uma vez por semana

Foto Shutterstock

Em altura de mais uma Black Friday (26 de novembro) e Cyber Monday (29 de novembro), os portugueses preparam-se para aproveitar os descontos e oportunidades, antecipando as compras de Natal, e para tal recorrem cada vez mais ao online. De acordo com o “Barómetro Vida Digital dos Portugueses”, realizado pela Celside Insurance, em parceria com a Boutique Research, praticamente um em cada nove portugueses (88%) faz compras online e 66% afirma recorrer mais às compras online agora do que antes da pandemia.

Se o estudo revela que as compras online entraram definitivamente nos hábitos de consumo dos portugueses, também a sua frequência se intensifica. Segundo o estudo, 30% dos portugueses recorre a compras online, pelo menos, uma vez por semana, 27% fá-lo uma vez de 15 em 15 dias e uma percentagem semelhante (25%) realiza compras online, pelo menos, uma vez por mês.

 

Categorias

Nas categorias mais populares para as compras online, revela o estudo, estão a roupa/acessórios (56%), restauração/food delivery (54%) e supermercado (48%). As compras de produtos de tecnologia e de cultura (livros e serviços de streaming) também cresceram nas prioridades dos portugueses para as suas compras em lojas não físicas, com um aumento de 32% e 31%, respetivamente.

Em termos de faixas etárias, os Millennials são quem faz mais compras online (93%), seguidos da Geração X (90%) e do grupo 50 aos 64 anos (88%). Como seria de esperar, os maiores de 64 anos são mais resistentes aos novos hábitos de consumo no mundo digital, ainda assim, uma percentagem significativa dos seniores, 77% dos inquiridos nesta faixa etária, faz compras online.

O estudo revela ainda que o computador continua a ser o dispositivo mais utilizado pelos portugueses para fazer compras online (58%), logo seguido do smartphone (54%) e do tablet (11%).

Publicidade

Rangel investe 2,1 milhões de euros na expansão na África do Sul e na abertura da Zâmbia

Black Friday

Black Friday 2021: como aproveitar as promoções da melhor forma