in

Black Friday 2024: Cultura do mimo e FOMO impulsionam as compras em Portugal

Com a aproximação da Black Friday, a Revolut realizou um estudo para compreender os hábitos e motivações dos consumidores portugueses durante o evento de compras. A pesquisa revelou tendências interessantes, como o impacto da “cultura do mimo” e do FOMO (“fear of missing out”), que estão a moldar o comportamento de compra em Portugal.

Cerca de 15% dos consumidores utiliza a Black Friday para se mimar, comprando pequenos prazeres como recompensa pessoal. Este comportamento é mais evidente entre jovens de 18 a 24 anos, enquanto apenas 7% das pessoas com mais de 65 anos adere a esta tendência.

Além disso, 47% dos inquiridos vê a Black Friday como uma oportunidade para adquirir produtos caros com descontos, enquanto 42% aproveita para comprar produtos habituais a preços reduzidos. 35% usa esta data para adquirir presentes de Natal, e 11% abastece-se de produtos essenciais.

 

Influência do FOMO nas compras

O estudo destacou que 1% dos portugueses compra na Black Friday apenas para evitar o sentimento de exclusão (FOMO), número que sobe para 2% entre jovens de 18 a 24 anos. Esta ansiedade por perder oportunidades reforça o apelo das campanhas de marketing.

Apesar da popularidade do comércio online, 53% dos consumidores prefere lojas físicas. As principais razões incluem a obtenção imediata do produto (34%) e a possibilidade de experimentar antes de comprar (16%). Por outro lado, 38% opta por compras online, pela conveniência e diversidade de ofertas.

 

Revolut Friday com ofertas especiais

A Revolut também participa nesta Black Friday, oferecendo aos clientes dois meses gratuitos do plano Revolut Premium, aumento de RevPoints em compras com parceiros e vantagens em produtos de crédito. As ofertas estão disponíveis através da aplicação da Revolut durante este mês.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Sonae economia circular

Economia circular já é responsável por 90 milhões de euros de vendas no Grupo Sonae

Roupas lideram a lista de itens mais devolvidos nas compras online antes da Black Friday