in

Black Friday 2021: como aproveitar as promoções da melhor forma

Foto Shutterstock

Grande Consumo - Branded Content

O termo Black Friday (sexta-feira negra) surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 90, tendo sido posteriormente “importado” por outros países, como Portugal. Esta é, atualmente, uma das alturas mais esperadas do ano, uma vez que as lojas baixam significativamente os preços nos dias próximos desta data, permitindo que os portugueses façam compras, especialmente as de Natal, muito mais em conta.

A pensar nos portugueses que pretendem usufruir destes descontos, o Cetelem preparou algumas dicas para que, na hora da compra, não excedam o orçamento e não se deixem enganar por promoções e sites falsos:

 

Faça uma lista dos produtos que precisa

Muitas lojas já iniciaram as campanhas de desconto, por isso, se ainda não fez a lista para as compras de Natal, talvez esteja na altura de a fazer. O primeiro passo é anotar o nome de todas as pessoas a quem pretende dar presentes e definir, para cada uma delas, o presente e o valor máximo a gastar. Além de evitar deixar alguém esquecido, trata-se de uma forma de não comprometer o seu orçamento.

A par da lista de Natal, esta é também uma boa altura para perceber o que tem em casa e ver o que de facto lhe faz falta. Desde os eletrodomésticos/tecnologia a mobiliário e vestuário, verifique se precisa de algo e, se assim for, aproveite os preços mais reduzidos. Contudo, vale a pena relembrar de que a Cyber Monday é a segunda-feira logo a seguir à Black Friday e é também um dia exclusivo de grandes promoções online.

Defina um orçamento

Esta deverá ser sempre a grande prioridade, já que de promoção em promoção é fácil gastar mais do que aquilo que se pode. Decida o que precisa e quanto pode gastar e mantenha-se fiel ao valor definido. Lembre-se de que, apesar da redução dos preços, é tudo feito com a intenção de o levar a consumir. Não se deixe cair na tentação.

 

Mantenha-se atualizado sobre as suas lojas preferidas

Uma boa forma de se manter a par é fazer buscas regulares nos sites e lojas que lhe interessam. Aproveite igualmente os sites estrangeiros, já que os descontos podem compensar bastante os portes e até estes podem ser reduzidos, ou inclusive eliminados. Sites como a Amazon ou eBay, por exemplo, começaram a apresentar diariamente uma seleção de produtos a preços convidativos e com entrega a tempo do Natal.

As redes sociais, como o Instagram e o Facebook, são também uma boa forma de saber as ações que as suas lojas preferidas têm programadas para este dia e/ou semanas, não só relativamente a percentagem de descontos, mas também dos produtos-alvo de promoção.

Prepare-se para o momento de comprar

Saber o que realmente se quer e onde é que se encontra disponível é meio caminho andado para o sucesso. Aproveite para comparar preços.

 

Informe-se sobre retornos e devoluções

Para evitar surpresas, na altura de comprar, informe-se sobre a política de retorno e devoluções, que pode sofrer alterações nesta época.

 

Tenha atenção às compras online

São muitos os portugueses que preferem comprar online, não só por uma questão de facilidade, mas também devido à variedade da oferta. No entanto, apesar de as compras online serem muito práticas, exigem sempre alguns cuidados básicos no que toca a proteger o cartão de crédito.

Sempre que fizer compras online, certifique-se de que os sites são seguros (começam por https:// ou têm o símbolo de um cadeado) e, após a aquisição, confirme sempre o valor debitado. Se verificar alguma irregularidade, informe a sua instituição financeira. Atenção aos esquemas de phishing: duvide sempre de campanhas que parecem demasiado boas e que surgem muitas vezes em sites falsos. Opte por cartões com mecanismos de segurança adicional, como o serviço 3D Secure, que exige um código de segurança enviado por SMS pela entidade emissora para o telemóvel do titular do cartão.

No notasemdia.pt, um portal do Cetelem, pode encontrar estas e muitas outras dicas que o ajudam a fazer uma melhor gestão da sua vida financeira.

Publicidade

E-commerce alimentar

30% dos portugueses faz compras online pelo menos uma vez por semana

Zippy Aveiro

Zippy abre nova loja em Aveiro e reforça expansão em mais dois mercados internacionais