in

Aveleda lança cinco novidades

Aveleda

Acabam de chegar ao mercado cinco novidades da Aveleda. No ano em que celebra 150 anos de existência, o produtor da região dos Vinhos Verdes lança duas novas sub-gamas – Solos e Parcelas – e altera a designação do Quinta da Aveleda para Aveleda Loureiro & Alvarinho, vinho que se junta ao Aveleda Loureiro e ao Aveleda Alvarinho na gama Castas.

O Loureiro & Alvarinho 2019 revela a exuberância floral do Loureiro e o corpo aveludado da casta Alvarinho. As duas castas icónicas da região dos Vinhos Verdes produzem vinhos que colocam em evidência a pureza das uvas.

 

Solos

Na recentemente criada gama Solos, o produtor lança dois vinhos: os Solos de Xisto e os Solos de Granito. Num convite para descobrir a riqueza geológica da região dos Vinhos Verdes, onde 90% dos solos são de granito, esta gama explora as raras variedades de xisto existentes na região e a forma como os diferentes solos se refletem nos vinhos.

O Xisto é uma rocha mais fácil de quebrar, pelo que a superfície radicular da planta consegue ser mais profunda. A retenção de água é maior neste tipo de solos, acabando por criar vinhos com mais volume de boca e mais untuosos. O Aveleda Solos de Xisto Alvarinho 2018 revela aromas de toranja madura, manga, abacaxi e flores brancas.

O Aveleda Solos de Granito Alvarinho 2018 é um vinho mais mineral, direto e fresco. Este perfil de vinho é derivado do facto do índice de retenção de água dos solos graníticos ser muito baixo e destes terem um pH baixo.

 

Parcelas

Na gama Parcelas, o terroir é o protagonista. Em cada ano de vindima, o produtor selecionará a melhor ou as melhores parcelas de todas as quintas que possui na região dos Vinhos Verdes. Nesta gama, que pretende mostrar a unicidade de um determinado terroir, lança agora dois vinhos: o Aveleda Parcela do Convento e o Aveleda Parcela do Roseiral.

O Aveleda Parcela do Convento Loureiro 2018 tem como base um solo granítico, permitindo que a casta Loureiro, altamente aromática, atinja um maior nível de concentração e volume de boca. Maracujá, toranja e casca de lima são apenas alguns dos aromas detetáveis no paladar.

O Aveleda Parcela do Roseiral Alvarinho 2018 é oriundo de um antigo roseiral cujo terroir é perfeito para esta casta, devido à sua frescura e fertilidade. Revela aromas discretos a flores brancas, frutos cítricos e tropicais. Este vinho é muito delicado e suave, extremamente equilibrado com  acidez e equilíbrio entre fruta e mineralidade.

comércio eletrónico

64% dos europeus compraram mais online durante o confinamento

Medway

Medway inaugura nova plataforma logística