in

Aveleda aumenta produção própria em 150% e atinge os 19 milhões de euros em garrafas vendidas

A Aveleda, através da implementação do projeto “Crescimento da Aveleda baseado no nosso Plano Estratégico”, conseguiu, entre outros resultados, aumentar a produção própria em 150% e atingir os 19 milhões de euros em garrafas vendidas, em 2018.

Este projeto nasce, em 2013, quando a Aveleda assistiu a uma mudança de geração na gestão. Esta nova gestão, que representa a quinta geração da família Guedes, decidiu fazer o seu plano estratégico, nesse mesmo ano, revisto em 2015 para passar a cinco anos e ter como meta 2020.

Este plano estratégico tinha por fim duplicar o valor do EBITDA de sete milhões de euros, em 2012, para os 14 milhões de euros, em 2020. O mínimo seria atingir os 50% e passar o Equity Value de 44 milhões de euros, em 2012, para 105 milhões de euros, em 2020. Outros dos objetivos era chegar aos 40 milhões de euros de faturação, em crescimento orgânico, e aos 20 milhões de euros de garrafas vendidas até 2020, construir grandes marcas que aportassem valor a longo prazo, definir e concretizar a estratégia de aquisições, continuar a implementar processos de melhoria para ganhos de eficiência e passar dos 160 hectares de vinha na região dos Vinhos Verdes para os 600 hectares, até 2020.

Para obter os resultados pretendidos, foram implementadas várias ações, nomeadamente a aquisição de quintas, terrenos e empresas, a criação duma área de I&D e lançamento de novos produtos, o aumento da equipa de vendas nos Estados Unidos da América, a partilha e desdobramento dos objetivos ao longo de toda a organização e a dinamização do funcionamento da comissão executiva.

Através deste projeto, a Aveleda conseguiu, em 2018, alargar o âmbito geográfico da empresa, nas várias regiões, em mais 300 hectares, aumentando a produção própria em 150%; aumentar o valor do EBITDA para 10,6 milhões de euro e passar o Equity Value para 95 milhões de euros; chegar a uma faturação de 38 milhões de euros; aumentar as garrafas vendidas para os 19 milhões de euros  e aumentar as vendas no mercado norte-americano em 1,85 milhões de euros.

Com este projeto, a Aveleda ganhou o Prémio PME na categoria de Excelência na Estratégia de Crescimento da oitava edição do Prémio Kaizen Lean.

NACEX abre novo centro de distribuição em Vila Nova de Gaia

Loja Auchan de Sintra distinguida com certificação ambiental