Grupo Primavera
Santiago Solanas. o CEO do Grupo Primavera
in

Até 2026 o mercado ibérico de software empresarial deverá crescer 33%, diz Grupo Primavera

O Grupo Primavera apresenta o relatório “Software de gestão cloud: uma oportunidade para o sector empresarial”, onde perspetiva um crescimento do mercado de software de gestão empresarial na ordem dos 33%, nos próximos cinco anos, evoluindo dos atuais 825 milhões de euros, em Portugal e Espanha, para, aproximadamente, 1.100 milhões de euros, em 2026.

De acordo com os dados do estudo, o mercado ibérico de tecnologias cloud de apoio à gestão tem pela frente um potencial de crescimento na ordem dos 300 milhões de euros, 50 milhões de euros referentes ao mercado português e 250 milhões de euros em Espanha.

O estudo teve por base a taxa de adoção de tecnologias cloud, em 2019, no mercado ibérico, que era de apenas 55% em Espanha e 45% em Portugal, face aos 75% registados nos restantes países europeus. “A par da atual dinâmica de adoção de tecnologia e das necessidades digitais oriundas dos requisitos regulamentares fiscais e laborais, espera-se que a adoção de soluções de gestão empresarial baseadas na nuvem continue a registar as taxas de crescimento anual de dois dígitos (21% para Portugal e 17% para Espanha) como ocorreu nos últimos quatro anos”, anuncia Santiago Solanas, CEO do Grupo Primavera. “Encontramo-nos na situação ideal para liderar uma indústria em expansão. Portugal e Espanha apresentam grandes oportunidades e o Grupo Primavera tem todas as condições para liderar nesta era digital, pois conhecemos os mercados, estamos próximos dos nossos parceiros e clientes, estamos a investir continuamente em inovação, que permite antecipar as necessidades futuras dos nossos clientes, e estamos empenhados em levar crescimento a toda esta comunidade. Além disso, temos a sorte de contar com o apoio de um grande parceiro investidor, como a Oakley Capital, para continuar também com o nosso plano de aquisições”.

 

Soluções cloud-based

O relatório revela também que o tecido empresarial está consciente das vantagens das soluções “cloud-based”: 46% das empresas consultadas considera que os serviços baseados na nuvem permitem poupança de recursos comparativamente com a utilização de soluções instaladas, 39% defende que são mais fáceis de atualizar, 36% alega que reduzem os custos operacionais e 32% menciona que as soluções de gestão cloud facilitam o trabalho à distância, em comparação com o software instalado localmente no modelo tradicional.

O estudo teve como base de incidência as mais de 165 mil empresas clientes do Grupo Primavera, numa amostra que abrangeu todos os sectores de atividade e empresas de várias dimensões.

 

Nova identidade visual

Agora, as 13 empresas do Grupo Primavera passam a partilhar a mesma identidade visual. O Grupo Primavera apresenta também uma nova assinatura de marca, “Together we Grow”, que Silvia Baschwitz, diretora global de comunicação, relações institucionais e ESG do Grupo Primavera, traduz como a grande promessa da nova marca. “Vivemos num mundo com grande complexidade e incertezas, onde atrair e reter talentos é fundamental, onde é urgente incorporar a diversidade e mobilizar para a adaptação à mudança. O nosso propósito é cuidar das pessoas e do planeta, para continuarmos a aprender, inovar e a ser competitivos. Estamos empenhadíssimos em acompanhar as empresas e a sociedade na sua adaptação tecnológica, com proximidade e respeito. Só assim cresceremos todos”.

 

Grupo Primavera
Silvia Baschwitz, diretora Global de Comunicação, Relações Institucionais e ESG do Grupo Primavera

 

Nesse sentido, de garantir a proximidade, o Grupo Primavera mantém a sua presença local em oito cidades de Portugal e Espanha, ao mesmo tempo que tem escala e presença em três países africanos, Angola, Moçambique e Cabo Verde, e operações relevantes na América Latina.

O grupo, que é apoiado pelo fundo britânico de capital privado Oakley Capital, que realizou a sua primeira aquisição em Portugal, em 2021, a Primavera BSS, seguindo-se, em 2022, a Cloudware e a Eticadata, tem previsto um plano de aquisições futuras em Portugal e Espanha.

Dachser

Dachser inaugura nova filial em Lisboa

Uber Eats

Uber Eats expande serviço e reforça cobertura geográfica do Algarve