in ,

AssetFloow levanta investimento para acelerar crescimento internacional

AssetFloow

A AssetFloow, uma startup portuguesa que desenvolveu um software inovador de inteligência artificial para retalhistas, fechou uma SAFE Note de 100 mil euros com AI Startup Incubator de Praga, um VC focado exclusivamente em projetos cuja base tecnológica é inteligência artificial.

O software da AssetFloow permite a análise do comportamento dos consumidores em loja, sem recorrer a sensores ou câmaras, e que os retalhistas criem layouts centrados no cliente, que melhoram o desempenho dos produtos e do espaço, aumentando o tráfego em determinados corredores, gerando mais vendas.

Com sede em Lisboa, a AssetFloow atualmente tem clientes em Portugal, Espanha, Áustria e Reino Unido e planeia expandir a sua tecnologia para a Europa Central e Brasil.  “Os nossos clientes reduziram o tempo de tomada de decisão relacionado com a localização dos produtos e o desempenho do espaço para menos de 10 minutos, o que geralmente demoraria vários meses. Este investimento permitirá aumentar a nossa equipa, para acompanhar a expansão para mais lojas dos mesmos e novos clientes, com foco na Europa Central e Brasil, com o nosso parceiro Algar Telecom. Em breve, o objetivo é levantar uma maior ronda de financiamento, em 2022”, diz a CEO da AssetFloow, Katya Ivanova.

 

AssetFloow

O software combina inteligência artificial e teoria de jogos, para chegar a um modelo mais próximo do comportamento humano dentro de uma loja, com o objetivo de aperfeiçoar e otimizar as operações de retalho usando dados já existentes. Com apenas os dados das vendas anónimos e o layout da loja, a AssetFloow é capaz de medir e analisar com grande precisão como os consumidores movem e interagem com os produtos na loja física.

Assim, a AssetFloow fornece KPIs para os gerentes de loja automatizarem os processos, a tomada de decisão e a otimização da rentabilidade da mesma.

Segundo Andrés Osto, ex-CEO da Les Mousquetaires e AKI (Grupo ADEO), “entender a jornada do cliente dentro da loja é o “Santo Graal” do retalho”. 80% das decisões atuais de retalhistas são baseadas em instinto, experiência e documentos Excel. Com a abordagem atual, os retalhistas usam um método de “tentativa e erro” para mudanças de layout e promoções estratégicas. Essas operações demoram mais de três meses e acabam com até 75% de resultados negativos. Esse problema representa 30% de receita da loja.

As tecnologias baseadas em sensores, como câmaras, Wi-Fi e Beacons, não fornecem “insights” diretamente correlacionados com os dados das vendas e geram preocupações relativas à privacidade. Algumas empresas tiram partido de sensores para gerar mapas de calor, sem qualquer contexto, criando mais dados para serem analisados manualmente.

 

Inteligência artificial

Ao conquistar o primeiro lugar num hackathon mundial de inteligência artificial, o VentureWithAir, a AssetFloow provou que a sua tecnologia tem mais capacidade que sensores e câmeras, com 94% de precisão na análise do fluxo de pessoas. Hoje, temos uma solução que pode ser aplicada em qualquer loja de retalho, em escala, sem comprometer a privacidade”, afirma o CTO da AssetFloow, Ricardo Santos.

O mercado de analíticas avançadas em retalho representa oportunidades para empresas como a AssetFloow, com crescimento esperado de 4,3 mil milhões de dólares, em 2020, para 11,1 mil milhões de dólares, até 2025, de acordo com s MarketsandMarkets. “Com o investimento da AI Startup Incubator, certamente estamos mais perto de nos tornarmos líderes no mercado europeu em análise comportamental de retalho“, acrescenta Katya Ivanova.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Lipton

Unilever vende divisão de chá à CVC por 4,5 mil milhões de euros

Transporte marítimo

Altas taxas de frete lançam sombra sobre a recuperação económica