ASAE fiscaliza rotulagem de detergentes e apreende produtos com irregularidades

Operação PURGATO visou mais de 60 operadores em todo o país, resultando em sete contraordenações e apreensões no valor de 1.850 euros.

ASAE artigos contrafeitos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, através das suas unidades regionais, uma ação nacional de fiscalização à rotulagem de detergentes, no âmbito da Operação PURGATO, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas legais e proteger os consumidores portugueses.

A operação incidiu sobre detergentes domésticos e industriais, verificando, entre outros aspetos, a conformidade das etiquetas, pictogramas de perigo e presença de microesferas de plástico, proibidas por legislação europeia.

 

Sete contraordenações e produtos apreendidos

Da fiscalização a mais de 60 operadores económicos, resultaram sete processos de contraordenação, por infrações como ausência de processos baseados nos princípios do HACCP, falta de preços visíveis nos produtos, ausência de tradução nas etiquetas, incumprimento da precedência de pictogramas de perigo e venda de produtos fitofarmacêuticos mal rotulados.

Foram ainda apreendidos diversos produtos de lavagem e limpeza, bem como instrumentos de pesagem, totalizando cerca de 1.850 euros em valor comercial.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Visa

Visa apresenta solução para pagamentos com inteligência artificial e aposta em nova geração de produtos digitais

World Retail Congress 2025

No coração do retalho: World Retail Congress 2025 lembra que o futuro é humano