in

Aposta reforçada no looping da reciclagem de garrafas PET

A cooperação no âmbito da reciclagem de PET estabelecida entre a FROMM/Texplast e o grupo austríaco ALPLA, especialista no desenvolvimento de embalagens de plástico, anunciada em julho de 2018, já deu provas e está a ser reforçada com uma joint-venture.

A PET Recycling Team Wolfen concentrar-se-á na recuperação de resíduos de PET da chamada “yellow bag”. Em consonância com este novo recurso, a Texplast, fábrica de reciclagem da FROMM onde é produzido o poliéster utilizado nas cintas 100% poliéster, está atualmente a construir uma terceira linha de extrusão na sua unidade de Wolfen, na Alemanha. Esta nova linha entrará em funcionamento em maio e aumentará a capacidade de produção anual de granulado alimentar rPET em 15 mil toneladas.

O objetivo principal da PET Recycling Team Wolfen é devolver a embalagem prensada de PET, proveniente da recolha doméstica de lixo porta-a-porta na Alemanha, ao ciclo da reciclagem. Para isso, os parceiros desta cooperação estão a investir sete milhões de euros em estações de triagem e processamento na fábrica da Texplast, em Wolfen.

Inicialmente, o foco será em embalagens vazias de PET, que são predominantemente garrafas de alimentos e bebidas e garrafas de produtos de limpeza sem depósito. O processamento das embalagens transparentes prensadas permitirá que possam ser novamente recicladas e integradas no looping de reciclagem de garrafas PET. A parte colorida será processada em flocos, para a produção de cintas PET.

Para os restantes materiais da embalagem plástica, tais como bolhas ou películas de plástico, poderá ser encontrada uma aplicação no futuro. Apesar de tecnicamente ser mais exigente, não é impossível, sendo que já estão em desenvolvimento novas técnicas.

Espanhola GBfoods ultima compra do grupo europeu Continental Foods

Vendas da Coca-Cola European Partners crescem 8,5%