in

Amazon leva a tecnologia Go às grandes lojas

A Amazon está a levar a sua tecnologia sem check-out às grandes lojas, experimentando-a em formatos de maior dimensão, em Seattle, a sua cidade-natal.

As lojas Amazon Go incorporam câmaras que rastreiam as seleções de produtos feitas pelos clientes, ligam-nas automaticamente às suas contas e permitem que saiam da loja com o pagamento já efetuado e sem passar por qualquer caixa. 

A Amazon já possui três lojas sem caixas em Seattle e algumas poucas noutras cidades norte-americanas, embora sejam geralmente lojas de conveniência de formato menor. Com a Amazon a planear abrir para 3.000 lojas deste tipo antes de 2021, e com potencial para poder vender a sua tecnologia a outros retalhistas, este último desenvolvimento pode ameaçar os “players” de formato maior, bem como o canal de conveniência.

A incursão da Amazon no retalho de grandes volumes, através da cadeia Whole Foods, deverá levar a uma maior aceitação global dos conceitos de loja sem atrito. Embora a tecnologia possa tornar-se mais complicada para produtos como os frescos, os fornecedores em de bens embalados deverão oferecer mais opções que permitam impulsionar as vendas por impulso, bem como transformar ativamente os dados gerados pela tecnologia presente nestas lojas em inovação de produtos.

Bruxelas dá luz verde à compra da SodaStream pela PepsiCo

Crédito y Caución quantifica danos da guerra comercial para o crescimento global