Oiça este artigo aqui:
A British American Tobacco (BAT) Portugal anunciou a nomeação de Álvaro Rodríguez de Codes como seu novo diretor geral.
“É com grande entusiasmo que assumo este novo desafio em Portugal. Acredito que a diversidade e a colaboração mantêm as equipas motivadas para alcançar resultados extraordinários”, afirma o novo responsável.
Álvaro Rodríguez de Codes integra a BAT desde 2015, quando iniciou funções como brand assistant em Espanha, tendo construído desde então uma carreira dentro da área de marketing da BAT Iberia.
Licenciado em Administração e Direção de Empresas, tem ainda um Executive MBA pelo IESE – Universidade de Navarra.
A nomeação de Álvaro Rodríguez de Codes surge no seguimento de outras mudanças na estrutura ibérica da empresa. No final de 2024, Andrés Martín assumiu o cargo de diretor de assuntos corporativos e regulamentares da BAT para Espanha e Portugal e, no primeiro trimestre de 2025, João Pedro Lopes integrou a equipa de assuntos corporativos e regulamentares da BAT em Portugal.
Mercado estratégico
Com mais de 35 anos de presença em Portugal, a BAT reforça com esta nomeação a sua aposta no mercado nacional e na retenção de talento. O novo diretor terá a missão de liderar a operação portuguesa no caminho traçado pela empresa a nível global, o de construir um mundo sem fumo, através da inovação em produtos alternativos aos cigarros convencionais.
“O nosso objetivo em Portugal é alcançar um mundo sem fumo através do desenvolvimento de produtos inovadores que ajudem os nossos consumidores adultos a mudar para produtos sem fumo e vamos trabalhar nisso”, refere.
A nível global, os produtos de novas categorias da empresa, que incluem o vaporizador Vuse, o aquecedor de tabaco glo e a marca oral Vel, já representam 17,5% da receita, com um objetivo assumido de alcançar 50 milhões de consumidores de produtos sem fumo até 2030.
Desde o lançamento destas alternativas, a BAT já gerou mais de três mil milhões de libras em receitas anuais e alcançou, em 2024, 3,6 milhões de novos consumidores adultos, totalizando 29,1 milhões de utilizadores sem combustão.
A empresa mantém também um compromisso com os seus objetivos ambientais, sociais e de governação, com metas net zero até 2050 em toda a cadeia de valor.