in

Alibaba ultrapassa Amazon como marca de retalho mais valiosa do mundo

A marca Alibaba já vale mais que a Amazon e Walmart. Segundo a última edição do ranking Brandz, elaborado pela WPP e pela Millward Brown, uma vez mais, as marcas de retalho eletrónico são mais valiosas que as de retalho físico.

Avaliada em 60.660 milhões de euros, a chinesa Alibaba posiciona-se adiante da Amazon, Walmart, The Home Depot e IKEA, que completam o top 5. A Amazon, com 56.929 milhões de euros, viu o seu valor cair 3% face ao ano anterior. Já a Walmart, a maior retalhista mundial em vendas, com 11 mil lojas em todo o mundo, é terceira, avaliada em 32.210 milhões de euros.

De uma maneira geral, as marcas chinesas têm vindo a crescer fortemente na última década, ao passo que as europeias dão sinais de estagnação. Há 14 marcas chinesas na mais recente lista das 100 marcas mais valiosas do mundo, ao passo que em 2006 apenas figurava uma. O valor das marcas chinesas cresceu 1004% nos últimos dez anos, enquanto o das europeias aumentou 31%. Se em 2006 havia 35 marcas europeias neste ranking, na edição mais atual reduziram para 24.

Publicidade

Eroski hipoteca marcas para refinanciar a dívida

França proíbe supermercados de deitar fora comida