in

Alibaba investiu em 45 empresas em 2017

O Grupo Alibaba intensificou os seus investimentos em 2017. De acordo com dados da consultora Lieyun, a empresa chinesa investiu em 45 empresas no ano passado, acima das 37 realizadas de 2016.

Sem especificar o montante total que a Alibaba investiu, a Lieyun realça que o grupo liderado por Jack Ma prefere apostar em empresas maduras focadas no sector de retalho e comércio eletrónico. O foco principal é a China, com um total de 36 acordos com empresas do país.

A Alibaba, que tem um valor de mercado de 469 mil milhões de dólares, disse que a sua estratégia de investimento é baseada em cinco áreas: novo retalho, novas finanças, nova indústria, nova tecnologia e nova energia. “O futuro do comércio eletrónico é o nosso conceito de ‘Novo Retalho’“, afirma Jack Ma.”Os retalhistas devem fornecer produtos ou serviços personalizados aos consumidores e não haverá limites entre o online e offline“.

Essa ênfase no omnicanal foi evidente nos investimentos de 2017, em que a Alibaba comprou participações em empresas com lojas físicas. A este respeito, o grupo investiu nas cadeias de supermercados regionais Sanjiang Shopping Club Co. Ltd. e  Lianhua Supermarket Holdings Co. Ltd. Em novembro, a Alibaba direcionou 2,9 mil milhões de dólares, adquirindo 36% da Sun Art Retail Group Ltd, que opera cerca de 400 hipermercados na China sob as insígnias de Auchan e RT-Mart.

Por outro lado, os Hema Supermarket, emblemática insígnia da estratégia de omnicanal da Alibaba, abriu 20 lojas em cinco cidades, nos últimos dois anos, com o objetivo de atingir 45 supermercados em 2018.

No resto dos mercados, a Alibaba investiu 502 mil milhões de dólares na Magic Leap, uma empresa norte-americana focada no desenvolvimento de realidade aumentada, e na WayRay, um empreendimento suíço focado em carros autónomos, por 18 milhões de dólares. No resto da Ásia, a Alibaba concentrou-se na Índia, com entrada em empresas como a Paytm (200 milhões de dólares), Bigbasket (200 milhões de dólares) e TicketNEW. A lista de investimentos estrangeiros é completada pela Lazada, por 1.000 milhões de dólares, em Singapura, Tokopedia na Indonésia, por 1.100 milhões de dólares, e a Prenetics em Hong Kong.

comércio a retalho

Acordo de pesca celebrado entre a União Europeia e Marrocos não é válido

Aumentam os preços mundiais dos alimentos