in

DIA Espanha retira atum após alerta de contaminação

A Agência Espanhola de Segurança e Nutrição Alimentar (Aesan) lançou um alerta após se descobrir a presença da toxina botulínica na conserva de atum em azeite de girassol da marca própria da DIA.

O surto foi detectado depois de quatro pessoas serem afectadas – três das quais tiveram alta – após o consumo de uma salada russa caseira feita com este atum. Até o momento, não há registo de mais afetados.

Em Espanha, o Grupo DIA está a pedir aos seus clientes que tenham adquirido o produto Atum em Óleo de Girassol 900g da marca DIA, fabricado pela Frinsa, com lote 19/154 023 com data de validade até dezembro de 2022, que o devolvam na loja mais próxima.

O referido lote de atum fabricado pela Frinsa foi retirado de todas as lojas DIA em Espanha a 10 de agosto de forma preventiva, no seguimento do aviso das autoridades sanitárias com quem a DIA mantém contacto permanente.

Todo o produto foi distribuído através da plataforma DIA para estabelecimentos nas Astúrias, Castela e Leão, Catalunha, Aragão, La Rioja, Múrcia, Navarra, Castilla-La Mancha e Valência, onde os produtos afetados foram imobilizados e removidos.

Mas a DIA Portugal assegura, numa nota informativa, que o produto Atum em óleo de girassol 900g, fabricado pela Frinsa, não é comercializado no nosso país.

Publicidade

Publicidade

STEF regista forte crescimento no primeiro semestre de 2019

Campbell Soup encerra ano fiscal com mais vendas e menos lucro