in

ACIBEV anuncia novos órgãos sociais

Jorge Monteiro assume presidência da direção da associação

ACIBEV

A ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal acaba de eleger Jorge Monteiro, em representação da Aveleda, como novo presidente da direção, sucedendo, assim, a George Sandeman, que ocupou o cargo nos últimos três mandatos.

Jorge Monteiro
Jorge Monteiro

Jorge Monteiro entrou no mundo dos vinhos em 1999, quando assumiu a direção do Instituto dos Vinhos do Porto (IVP), hoje designado Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). Após uma passagem num conjunto de empresas nas áreas da produção e transformação de produtos agrícolas, regressou ao sector dos vinhos em 2011, quando assumiu a presidência da ViniPortugal, cargo que exerceu até maio. Antes, em 1996, assumiu a vice-presidência da CCRN – Comissão de Coordenação da Região Norte e, simultaneamente, o cargo de gestor do Programa de Desenvolvimento do Douro, PRODOURO.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, em 1975, complementada por diversas pós-graduações em diversas áreas, Jorge Monteiro foi ainda gestor de participações numa sociedade capital de risco, diretor geral do Business and Innovation Centre do Porto e diretor executivo da Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI).

 

Novos órgãos sociais

Ana Isabel Alves
Ana Isabel Alves

A eleição dos novos órgãos sociais da ACIBEV para o triénio 2020/2023 ditou ainda manutenção de António Soares Franco, em representação da José Maria da Fonseca, como presidente da assembleia geral, e João Roquette, em representação do Esporão, assumiu a presidência do conselho fiscal.

A Assembleia Geral aprovou também uma alteração estatutária, que permitiu que a atual secretária geral, Ana Isabel Alves, passasse a desempenhar a função de diretora executiva.

Licenciada em Direito, Ana Isabel Alves desempenhou, nos últimos 12 anos, a função de secretária geral, tendo trabalhado de perto com António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca, e George Sandeman, administrador da Sogrape Vinhos. Com uma vasta experiência no sector do vinho, é a representante da ACIBEV nas suas federações em Bruxelas, sendo igualmente perita no Grupo de Diálogo Civil Vinho, órgão consultivo da Comissão Europeia. Entre outras, faz parte da comissão executiva do Fórum Nacional Álcool e Saúde e da Comissão Nacional da OIV em Portugal.

Da nova direção fazem também parte Eduardo Medeiro (Bacalhôa) e Maria José Viana (Enoport), como vice-presidentes, assumindo a função de vogais Catarina Coelho (Borges), Francisco Tovar (Heritage Wines), Luís Vieira (Parras Wines), Luísa Amorim (Quinta Nova), Miguel Pessanha (Sogrape) e Pedro Pereira Gonçalves (Monte da Ravasqueira).

Tecnologia

95% das empresas alteraram prioridades tecnológicas devido à pandemia

Nestlé Professional

Campanha “Sabe Pela Vida” desafia consumidores a regressarem aos cafés, hotéis e restaurantes