in

AB InBev banida da capital indiana

As cervejas da AB InBev foram banidas da capital da Índia, Nova Deli, com as autoridades locais a afirmar que o grupo belga de cervejaria evitou os impostos. A proibição é válida por três anos.

Dois armazéns da AB InBev em Nova Deli foram fechados, após uma investigação ao produtor de cervejas (como Stella Artois e Leffe). Durante as inspeções em 2016, a polícia local encontrou garrafas de cerveja da SAB Miller (que a AB InBev adquiriu desde então) sobre as quais não foram pagos impostos sobre o consumo.

A fim de poder verificar se os fabricantes de cerveja pagaram os impostos especiais de consumo locais, a capital indiana exige que cada garrafa de cerveja tenha um código de barras exclusivo. Isso permite aos inspetores rastrear a origem da cerveja. Doze garrafas que foram encontradas no café BarShala, no entanto, de acordo com aquele código de barras, ainda estariam no centro de distribuição da SAB Miller.

Durante uma segunda inspeção alguns meses depois, garrafas chegaram com exatamente o mesmo código de barras. Nova Deli investigou o assunto por três anos e concluiu que o grupo cervejeiro reutilizou códigos de barras várias vezes para pagar menos impostos especiais de consumo.

Banida por três anos

A punição é severa: nenhuma cerveja da AB InBev pode entrar na cidade por três anos. No entanto, o grupo cervejeiro apelou contra a decisão e disse que não fez nada de errado. “A integridade e os negócios éticos fazem parte dos nossos valores fundamentais. Estamos ansiosos para dar a nossa visão em colaboração com as autoridades oficiais“, disse um porta-voz, segundo o jornal belga De Standaard.

O impacto da proibição é enorme: a AB InBev é a segunda maior produtora de cerveja da Índia, com uma participação de mercado de 17,5%, composta por marcas internacionais e cervejas locais. A cerveja está em rápido crescimento na Índia, e Nova Deli é certamente um importante mercado para cervejas premium importadas.

Lidl vence na França

Google lança loja de departamento personalizada