“A Pleez surgiu com o objetivo de digitalizar o canal Horeca”

Pleez App

Focada no aumento de eficiência da equipa e gestão do restaurante, a Pleez, uma startup portuguesa, criou um software que digitaliza toda a experiência num estabelecimento do canal Horeca, desde ver o menu, fazer pedidos e, até, pagamentos a partir do dispositivo móvel de cada consumidor, sem ser necessário descarregar qualquer aplicação. Rita Araújo, CEO da Pleez, detalha as mais-valias do serviço que nasceu “com o objetivo de digitalizar o canal Horeca”.

 

Grande Consumo – O que é que a Pleez traz de novo ao mercado? O que é pode oferecer em termos de serviços e valências?

Rita Araújo – A Pleez surgiu, em dezembro de 2019, com o objetivo de digitalizar o canal Horeca. Queríamos simplificar e tornar mais eficiente o serviço nos restaurantes, assim como facilitar a gestão e articulação das equipas de sala, balcão e cozinha, melhorando, por fim, a experiência do cliente.

Nessa altura, a digitalização do canal Horeca era uma necessidade, que se transformou numa obrigação com a atual Covid-19, pelo que acreditamos que a adoção do sistema Pleez é uma mais-valia para todos os restaurantes ou hotéis.

A Pleez diferencia-se pela complementaridade dos serviços que oferece, uma vez que é possível escolher entre diferentes níveis de serviço, desde apenas o menu digital ao sistema integrado que contempla um tablet central, smartwatches nos funcionários e tablets nas mesas e, claro, pela qualidade/preço.

 

GC –  Porque é que os agentes económicos devem trabalhar com a Pleez?

RAA equipa Pleez é jovem e dinâmica e está cheia de vontade de revolucionar o sector. Conhecemos bem o canal Horeca, como funciona e quais as suas necessidades, pelo que acreditamos que desenvolvemos um produto que responde às necessidades dos restaurantes e às exigências do cliente do restaurante. Aliás, começámos a desenvolver esta ideia depois de uma experiência menos positiva num restaurante, em que um almoço que poderia ter demorado 30 minutos, demorou mais de uma hora e meia. Ou seja, muitas vezes, precisamos de um serviço mais eficiente, de uma maior interação entre a cozinha e os funcionários ou que a conta chegue mais depressa, e é isso mesmo que pretendemos oferecer com o sistema integrado digital Pleez.

O nosso produto já se justificava antes da Covid-19, mas, nesta altura, torna-se ainda mais importante, uma vez que confere total controlo ao cliente para consultar o menu e realizar pedidos sempre que quiser, sem ter de chamar o empregado, utilizando o seu dispositivo móvel. Um processo simples que gera um serviço mais rápido e contribui para a segurança e confiança no espaço, já que promove o distanciamento social, evita a partilha de ementas e a troca de dinheiro ou manuseamento de TPAs.

 

O nosso produto já se justificava antes da Covid-19, mas, nesta altura, torna-se ainda mais importante, uma vez que confere total controlo ao cliente para consultar o menu e realizar pedidos sempre que quiser, sem ter de chamar o empregado, utilizando o seu dispositivo móvel.

 

GC – Quais as soluções/serviços que disponibiliza? Quais são as suas mais-valias?

RA – Neste momento, temos quatro serviços disponíveis:

  • Menu digital gratuito – o proprietário do restaurante pode ir ao site pleez.pt e criar o seu menu digital. Depois, a Pleez envia os códigos QR para a morada indicada, sem qualquer custo ou necessidade de fidelização posterior.
  • Solução base – o restaurante configura o menu digital à sua medida na plataforma Pleez, podendo disponibilizar os artigos que desejar conforme a hora do dia, incluir promoções, sugestões, etc. Assim, o cliente pode explorar o menu, realizar pedidos, confirmar a conta e efetuar o pagamento, tudo da conveniência do seu próprio telemóvel. Este plano inclui, ainda, um tablet central de oferta, que permite a gestão dinâmica dos pedidos.
  • Solução com gestão de equipa + smartwatch – à solução base acresce o aluguer de smartwatches para uso dos empregados, que passam a ser notificados dos pedidos de forma imediata, tanto quando são feitos como quando estão prontos a levar à mesa, uma vez que este plano inclui um tablet de cozinha. Esta opção integra funcionalidades de gestão remota da equipa a partir da plataforma Pleez e análise de feedback e métricas do serviço.
  • Solução com tablets de mesa – surge como alternativa para servir melhor os clientes sem smartphone, fazendo-lhes chegar o menu digital através do tablet. O restaurante pode optar por disponibilizar um em todas as mesas ou alugar apenas alguns como backup. A conveniência de um tablet de mesa promove os pedidos por impulso e oferece a possibilidade de gerar receita adicional ao integrar publicidade no menu digital.

 

GC – As suas soluções são transversais a mais do que um sector?

RANeste momento, estamos focados no canal Horeca, restaurantes e hotéis, mas estamos também a adaptar o produto para bares e discotecas.

 

GC – Como é que a Pleez pode contribuir para a recuperação económica do canal Horeca, tão afetado pela crise da Covid-19?

RAEstando conscientes das necessidades reais do sector, esta solução pode ajudar este canal seja qual for a solução que o cliente escolher. E, além de campanhas promocionais para novas adesões, criámos, mais recentemente, o menu digital gratuito. Este serviço não tem qualquer custo nem obrigatoriedades futuras. Desta forma, acreditamos que estamos a contribuir para que o sector recupere, uma vez que a digitalização do mesmo é uma obrigação neste momento.

 

Este serviço não tem qualquer custo nem obrigatoriedades futuras. Desta forma, acreditamos que estamos a contribuir para que o sector recupere, uma vez que a digitalização do mesmo é uma obrigação neste momento.

 

GC – O manuseamento de dinheiro será uma memória no futuro?

RAO manuseamento do dinheiro vai continuar a existir, apesar de acreditarmos que vai ser, cada vez mais, raro. Além da vertente de segurança e higiene que a digitalização confere, e que faz cada vez mais parte da nossa rotina, a digitalização torna o serviço e a experiência mais eficiente e cómoda. E todas estas vantagens vão fazer com que a digitalização seja, sem dúvida, o futuro.

 

GC – As transações financeiras serão, cada vez mais, digitais?

RASem dúvida. Imagine consultar o menu, fazer o pedido, acrescentar extras ao pedido, pedir a conta e efetuar o pagamento, tudo sem ter que chamar o funcionário, sem ter que se levantar, sem ter que estar 10 minutos à espera da conta e mais 10 à espera do Multibanco? Quando se experimenta este sistema e se percebem as vantagens, muito dificilmente se vai querer voltar ao que existia antes.

 

Pleez menu Horeca

Garmin

Garmin regista receitas elevadas no 2.º trimestre de 2020

Ceetrus

Ceetrus Portugal distinguida com certificação em sustentabilidade