in

Inovação pesa 19% no volume de negócios da Nestlé Portugal

A Nestlé Portugal registou, no ano de 2015, um total de vendas de 466,7 milhões de euros, numa subida de 1,2% face ao resultado de 2014.

A inovação implementada nas diversas marcas teve um peso de 19% no volume de negócios, o que representa uma subida de cinco pontos percentuais em relação ao período homólogo.

No capítulo das exportações, a Nestlé Portugal manteve o seu volume de negócios com o exterior nos 17%, registando um valor de 78 milhões de euros. Os produtos exportados pela Nestlé Portugal tiveram como destino 36 países espalhados por todo o mundo, sendo que 76% das exportações se concentraram em 10 países: Espanha, Grécia, Angola, Itália, França, Cabo Verde, Ucrânia, Rússia, Emirados Árabes e Roménia. Por continentes, a Europa absorveu 71% do total exportado e África 11%. Por categorias de produto, os mais exportados foram leites em pó, farinhas lácteas, cereais, cafés torrados, cafés solúveis e bebidas de cereais.

No que respeita ao mercado nacional, as vendas em solo português totalizaram 388,4 milhões de euros, uma subida de um ponto percentual face ao período homólogo do ano anterior. Este resultado foi apoiado pelas marcas mais emblemáticas e também pelo já mencionado investimento em inovação. Os maiores crescimentos de vendas foram registados nos negócios de Nescafé Dolce Gusto, chocolates, Petfood e Infant Nutrition.

Em 2015 a Nestlé investiu em Portugal 17,2 milhões de euros, mais 4,2% face ao ano de 2014. Deste montante, 8,1 milhões de euros foram destinado à melhoria das três fábricas existentes em Portugal. Nos últimos cinco anos, a Nestlé investiu nas suas operações em Portugal um total de 82 milhões de euros.

Na fábrica de Avanca (multiproduto) realizou-se um conjunto de investimentos no montante global de seis milhões de euros repartidos por quatro áreas: nutrição, bebidas, Nestlé Professional e cereais de pequeno-almoço. A fábrica de Avanca é responsável por uma produção anual de 35 mil toneladas, destinando-se uma parte significativa da sua produção (47%) à exportação. Na fábrica do Porto (cafés torrados), o investimento realizado foi cerca de 476 mil euros, em equipamento destinado à introdução de aumentos de eficácia nas linhas de produção, segurança, ambiente e conforto dos colaboradores.

A fábrica do Porto produz anualmente 12 mil toneladas de café, seus sucedâneos e açúcar, destinando cerca de 21% da sua produção à exportação. Nos Açores, a fábrica de Lagoa (leite em pó) recebeu um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros. A fábrica de Lagoa seca anualmente mais de 73 milhões de litros de leite, produzindo 9,5 toneladas de leite em pó e manteiga. Do total da sua produção, 25% é exportado para sociedades aliadas.

A fábrica produz leite para máquinas automáticas e outros tipos de leite em pó para incorporação em farinhas lácteas (CERELAC) e chocolates.

Os restantes 9,1 milhões de euros foram investidos na introdução de melhorias do parque informático, nas carrinhas e em manutenção de edifícios.

Faz parte da política Nestlé adquirir, sempre que possível e na maior percentagem possível, matérias-primas, material de embalagem e serviços a fornecedores locais. Nesse sentido, em Portugal, a Nestlé concentrou nos seus fornecedores nacionais 73% das suas compras, num valor global de 125 milhões de euros.

Em Portugal a Nestlé conta com 1.732 colaboradores.

Sonae vai comprar 50% da Salsa

Vinhos da Quinta da Pacheca medalhados em concursos vínicos