A Dia terminou a venda dos seus produtos através da Amazon em Espanha, encerrando uma colaboração iniciada em 2016.
A decisão insere-se na estratégia da cadeia para concentrar a operação digital na sua plataforma própria e reforçar o controlo sobre os dados dos clientes.
Os consumidores poderão continuar a comprar online mais de cinco mil referências através do site e da aplicação da Dia. A insígnia manterá também presença nas plataformas de delivery Glovo, Just Eat e Uber Eats.
“Após uma década de colaboração ativa e aprendizagem mútua, na Dia encontramo-nos num momento de maturidade digital que nos permite concentrar todos os esforços no ambiente próprio, com a firme aposta de consolidar o ecossistema digital através de dia.es e da nova aplicação Dia”, afirma a empresa.
Dados dos clientes ganham relevância
A saída da Amazon permitirá à Dia gerir diretamente uma maior proporção das transações digitais e dos dados gerados pelos consumidores, considerados cada vez mais relevantes para a personalização das ofertas, o desenvolvimento do retail media e a colaboração comercial com os fabricantes.
O Club Dia assume um papel central nesta estratégia, permitindo à cadeia conhecer melhor os hábitos dos clientes e utilizar essa informação no desenvolvimento de promoções e descontos personalizados.
A decisão surge cerca de três anos após o lançamento da aplicação da insígnia e é apresentada como uma evolução da respetiva estratégia omnicanal. A Dia pretende assumir maior controlo sobre as encomendas, a relação com o cliente e a distribuição das compras digitais.
Vendas online atingiram 256 milhões de euros
No último exercício, as vendas online da Dia cresceram 13%, para 256 milhões de euros, representando 5,5% da faturação líquida da cadeia. Segundo a informação divulgada, esta quota de comércio eletrónico corresponde ao dobro da média do sector.
A empresa entrega atualmente 90% das encomendas online no próprio dia, beneficiando da capilaridade da rede de lojas e do reforço da sua estrutura logística.
Amazon mantém operação Fresh em Espanha
Com o fim da parceria, a Amazon continuará a desenvolver a oferta Amazon Fresh no mercado espanhol, onde disponibiliza aproximadamente 14 mil referências, incluindo produtos frescos, mercearia, bebidas e artigos de consumo corrente.
O serviço está atualmente acessível a consumidores de Madrid, Barcelona, Valência, Saragoça, Sevilha, Guadalajara e respetivas áreas envolventes.








