in

74% dos consumidores portugueses pretendem fazer compras na Black Friday

Um terço dos consumidores (33%) verifica os preços antes da época de descontos

Black Friday Klarna

Oiça este artigo aqui:

A larga maioria (74%) dos consumidores portugueses prevê fazer alguma compra durante a Black Friday, mas quase um quarto (24%) desconfia dos descontos, achando que podem não ser genuínos.

Os dados agora apresentados pela Klarna, revelam que grande parte dos consumidores portugueses estão a aguardar pela Black Friday para aproveitarem os descontos nos seus itens preferidos. Presentes de Natal (22%), Tecnologia (20%) e Roupa e Sapatos (16%) são as principais categorias de compras nesta época de preços reduzidos, nas quais mais de metade (63%) planeia gastar até 250€.

Com um orçamento definido, muitos consumidores procuram formas mais inteligentes de gerir as suas compras, especialmente durante a Black Friday. O inquérito revela que quase um terço dos portugueses (32%) já recorreu ao “Buy Now, Pay Later” (BNPL) nos últimos 12 meses – um número que representa um salto de 300% face aos 8% registados em 2024. Entre as principais razões estão a melhor gestão do orçamento (27%), a possibilidade de aproveitar promoções sem perder oportunidades (23%) e a hipótese de conseguir comprar itens mais caros (12%).

O cartão de débito continua a ser o método preferido durante esta época especial de descontos (57%), mas há uma crescente abertura à inovação: 44% considera útil ter um cartão de débito que permita ativar o “Buy Now, Pay Later” (BNPL), como o recém-lançado Klarna Card, dividindo o valor das suas compras em parcelas iguais sem juros.

Apesar do entusiasmo, os consumidores mostram-se cada vez mais racionais e informados, com um terço dos quais (33%) a afirmar verificar os preços antes da época de descontos para garantir que estão a fazer um bom negócio, enquanto 24% continuam céticos quanto à autenticidade das promoções apresentadas. Ainda assim, entre os consumidores que utilizam a Black Friday para fazer compras, mais de metade (51%) acaba por fazê-lo online, ao procurar e comprar diretamente em plataformas de e-commerce, enquanto 28% pesquisa online antes do momento da compra, que é terminada na loja física.

Os consumidores portugueses estão mais conscientes e estratégicos nas suas decisões de compra. Procuram flexibilidade, transparência e ferramentas que lhes permitam comprar de forma inteligente, sem comprometer a gestão do orçamento”, refere Inês Fiuza Marques, Country Manager da Klarna em Portugal. “Na Klarna, continuamos focados em fornecer soluções de pagamento simples, seguras e responsáveis, especialmente em períodos de maior consumo como a Black Friday”.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Continente nova loja

Continente abre loja em Melgaço e cria 21 novos postos de trabalho

CEO Outlook KPMG

CEOs portugueses otimistas com o desempenho das suas empresas, apesar de níveis de confiança na economia mundial descerem