Oiça este artigo aqui:
Em 2024, os países da União Europeia (UE) produziram seis milhões de toneladas de massa, no valor total de 9,1 mil milhões de euros. Segundo dados do Eurostat, em comparação com 2023, o valor da produção aumentou 3%, embora o volume tenha diminuído 5%.
Mais de dois terços (69%) de toda a massa produzida na UE teve origem em Itália, com um total de 4,1 milhões de toneladas. Espanha ficou em segundo lugar, com 6% da produção (367 mil toneladas), seguida da Alemanha, responsável por 5% (290 mil toneladas).

Comércio intraeuropeu domina as exportações
No mesmo ano, os países da UE exportaram 2,9 milhões de toneladas de massa e importaram 1,7 milhões. Itália manteve a sua posição de liderança, exportando 2,2 milhões de toneladas — o equivalente a mais de três quartos (77%) das exportações totais. Espanha foi o segundo maior exportador, com 131 mil toneladas (5% do total).
Mais de metade (55%) das exportações de massa destinaram-se a outros países da UE, enquanto os restantes 45% seguiram para fora do bloco europeu.
Entre os destinos extracomunitários, o Reino Unido e os Estados Unidos destacaram-se, absorvendo respetivamente 25% e 23% de toda a massa exportada para fora da UE.
No que toca às importações, a Alemanha foi o maior importador de massa entre os países da UE, com 468 mil toneladas — 28% do total importado. França ficou logo atrás, com 372 mil toneladas, representando 22% das importações comunitárias.




