Lider mundial em drive to store
in

Do papel ao telemóvel: como o consumidor redefine os seus hábitos de compra

Grande Consumo Branded Content

 

Entrevista com Cezar Pereira, Diretor Regional Portugal & Groceries Strategic Growth Spain na Shopfully

O consumidor português está a mudar a forma como planeia, compara e faz as suas compras. Num contexto económico desafiante, procura otimizar cada euro sem abdicar da qualidade. Um estudo recente realizado pela Shopfully, líder europeia do Drive to Store, em conjunto com a YouGov, revela uma preocupação crescente com o poder de compra, impulsionando um comportamento mais racional e digital, onde a procura de promoções, o boom das marcas próprias e a utilização do telemóvel se consolidam como os pilares do novo consumo.

Falámos com Cezar Pereira, Diretor Regional Portugal da Shopfully, sobre as chaves desta transformação e o papel do marketing digital Drive to Store.

 

Quais são as principais conclusões do estudo Shopfully x YouGov?

O estudo revela que 51% dos portugueses prevêem uma queda no seu poder de compra, impulsionada principalmente pelo aumento geral dos preços. Isto está a gerar um consumidor mais prudente, que procura poupar sem abdicar da qualidade.

«O consumidor português tornou-se hiperconsciente: planeia mais, compara mais e utiliza o ambiente digital para tomar decisões mais informadas».

 

Como está a mudar o papel do digital neste novo contexto?

O digital tornou-se o principal ponto de contacto entre marcas e consumidores. Três em cada quatro portugueses consultam catálogos (impressos ou digitais) para preparar as suas compras e, no ambiente digital, sete em cada dez consultam-nos pelo menos uma vez por semana. Isto confirma que o catálogo continua a ser uma ferramenta essencial de planeamento e que o digital não substitui a loja física: ainda o maior canal de compra em todas as verticais. Através dos catálogos digitais, ajudamos o consumidor a encontrar o produto que procura e a visitar a loja no momento perfeito.

Com a tecnologia da Shopfully, os retalhistas podem ligar o comportamento online às visitas físicas através de campanhas hiperlocais, personalizadas e baseadas em dados reais.

 

Cezar Pereira Shopfully
Cezar Pereira, Diretor Regional Portugal & Groceries Strategic Growth Spain na Shopfully, destaca que “na Shopfully, conectamos consumidores, marcas e retalhistas, ajudando todos a tomar decisões mais inteligentes. Transformamos a informação em ação”

 

As marcas brancas ganham terreno. O que isso nos diz sobre o novo consumidor?

Hoje, 93% dos portugueses compram marcas brancas e quase metade considera que elas oferecem uma qualidade equivalente às marcas líderes. Além disso, 38% dos consumidores procuram ofertas com maior frequência, o que reforça o valor das promoções como alavanca de decisão. As marcas próprias representam para os retalhistas uma oportunidade estratégica para fidelizar através do valor e da confiança.

 

Com o declínio dos folhetos em papel, como devem reagir as marcas e os retalhistas?

O desafio é estar presente no telemóvel do consumidor, de forma útil e relevante. O smartphone é a nova montra: é aí que se procuram promoções, se comparam preços e se decide onde comprar. O desafio é estar no bolso do consumidor. O digital permite-nos fazê-lo com precisão, personalização e medição em tempo real.

 

Qual é o papel da Shopfully nesta transformação?

O nosso objetivo é ajudar as marcas e os retalhistas a transformar a intenção digital em visitas reais à loja. Combinamos tecnologia, dados e criatividade para oferecer campanhas que geram impacto real no negócio. Na Shopfully, conectamos consumidores, marcas e retalhistas, ajudando todos a tomar decisões mais inteligentes. Transformamos a informação em ação.

Montiqueijo Melhores PME

Montiqueijo reconhecida entre as 5% Melhores PME de Portugal em 2025

PortugalFoods ANUGA 2025

PortugalFoods reforça internacionalização com participação recorde na ANUGA 2025