in

Douyin cresce 33,5% em 2024 e torna-se o terceiro maior marketplace online do mundo

Foto KateV28/ Shutterstock.com

Oiça este artigo aqui:

A Douyin, versão chinesa do TikTok e plataforma de e-commerce do Grupo ByteDance, protagonizou em 2024 um dos crescimentos mais impressionantes do sector digital, com um aumento de 33,5% no volume bruto de mercadorias (GMV), alcançando os 509 mil milhões de dólares (cerca de 470 mil milhões de euros). Este desempenho elevou a Douyin ao terceiro lugar no ranking global de marketplaces, ultrapassando gigantes como a JD.com e posicionando-se apenas atrás da Amazon e da Pinduoduo.

Com este salto, a Douyin registou um crescimento absoluto de 128 mil milhões de dólares, sendo o mais elevado entre os 10 maiores marketplaces online em 2024.

 

Pódio do comércio eletrónico global em 2024

Embora a Amazon e a Pinduoduo tenham mantido posições de liderança, ambas enfrentam um ritmo de crescimento mais moderado, próprio de players já consolidados. A Amazon aumentou o seu GMV em 68 mil milhões de dólares, mais 9,1%, enquanto a Pinduoduo cresceu 85 mil milhões, cerca de 14,9%.

No entanto, a Douyin destaca-se pela capacidade de acelerar o crescimento em grande escala, capitalizando sobre o fenómeno do social commerce.

 

Poder do “scroll-to-buy”

O sucesso da Douyin deve-se à combinação eficaz de entretenimento e comércio eletrónico. A plataforma integra funcionalidades de compra diretamente nos conteúdos em vídeo, num modelo de compra imersiva que tem vindo a conquistar milhões de utilizadores, sobretudo entre públicos mais jovens.

Este formato está a gerar tendência a nível global, com a TikTok Shop (versão ocidental da Douyin) também a ganhar tração nos mercados internacionais. A preferência por formatos de livestream shopping, vídeos de unboxing e experiências de compra interativas está a moldar o futuro do e-commerce.

 

Concorrência estagnada

Enquanto a Douyin cresce, outros marketplaces chineses registaram estagnação ou queda. Tmall, Taobao e JD.com registaram crescimentos abaixo de 1%, alguns em terreno negativo.

A diferenciação da Douyin reside na sua capacidade de monetizar a atenção dos utilizadores em tempo real, aproveitando uma base de utilizadores já fidelizada no universo do vídeo curto.

“O modelo de marketplace com ADN de rede social está a provar ser um dos mais eficazes no atual contexto digital. A Douyin não só consolidou o seu espaço na China, como está a influenciar a evolução do e-commerce a nível global”, conclui o relatório da ECDB.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

startup

Investimento em startups portuguesas sobe 148% e ultrapassa os 500 milhões de euros em 2024

MCarmo Diniz_Marcas de Confiança

“A confiança é, sem dúvida, uma necessidade essencial ao ser humano”