in

Pandemia leva compradores europeus a serem mais sensíveis ao preço

Foto Shutetrstock

A sensibilidade aos preços alimentada pela pandemia está a tornar os compradores europeus menos leais às marcas, levando-o a mudarem para produtos de marca própria, revela a mais recente pesquisa da Pricer, empresa fornecedora de etiquetas eletrónicas.

A investigação junto de mais de 10 mil compradores europeus mostrou que mais de metade (57%) dos consumidores são mais sensíveis aos preços agora em comparação com antes do início da pandemia.

Os compradores espanhóis revelaram-se os mais sensíveis aos preços (68%), seguidos pelos consumidores italianos (63%), talvez sem surpresa, uma vez que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nomeou estas economias como das mais atingidas pela crise da Covid-19.

Um em cada seis (59%) dos dois mil compradores britânicos inquiridos disse ter ficado mais consciente dos preços e promoções desde o início da pandemia. Os compradores no Reino Unido e em Itália são também mais propensos a procurar ativamente descontos (60%).

 

Fidelidade às marcas

A fidelização da marca entre os compradores do Reino Unido revelou-se a mais baixa quando comparada com os seus congéneres europeus. Metade (49%) dos consumidores do Reino Unido inquiridos no estudo da Pricer diz ter mudado para marcas próprias durante a pandemia, contra 38% em média na Europa e apenas 29% na Alemanha e 32% em França.

Os compradores do Reino Unido também são mais propensos a alterar a altura em que fazem as compras para beneficiarem de descontos. Cerca de 40% disse ter começado a fazer compras no final do dia, revelam os dados da Pricer.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Sustentabilidade

Pandemia coloca sustentabilidade no topo da agenda dos investidores

Falua

Falua lança vinho premium em edição limitada de 1.237 garrafas