in

Consumidores estão confusos sobre a reciclagem de plásticos

A falta de coesão e infraestrutura na indústria de reciclagem de plásticos está a levar à confusão do consumidor, com muitos a responsabilizar marcas e retalhistas ​​por garantir que os resíduos de plástico sejam reduzidos ao mínimo, concluiu um estudo da PA Consulting.

De acordo com o grupo, que organizou uma sessão especial com a Unilever no Consumer Goods Forum Global Summit, os procedimentos de gestão de resíduos, geralmente, variam entre municípios, estados e países, o que significa que é difícil para os consumidores saber o que devem ou não fazer quando se trata de reciclagem. “As marcas que querem fazer mudanças sistémicas estão a lutar com uma manta de retalhos de soluções regionais“, explica Tony Perotta, especialista em sustentabilidade da PA.

Também é problemática a questão de determinar quem é o responsável final por onde um produto acaba no fluxo de resíduos, diz a PA Consulting. “Os consumidores estão cada vez mais a responsabilizar as marcas e retalhistas por toda a amplitude da sustentabilidade, desde o fornecimento de ingredientes até ao fim da vida útil e muito mais. As marcas que assumem a propriedade radical de todo o processo, e tornam mais fácil para os consumidores fazerem escolhas sustentáveis, irão capacitar os seus clientes a fazerem mudanças positivas”, acrescenta.

 

“Propriedade radical”

Assumir “propriedade radical” envolve uma série de responsabilidades: minimizar plásticos de uso único é um passo positivo, pois é um design de produto mais eficiente.

Para bens duráveis, as marcas também devem considerar o “recommerce”, a recolha de produtos usados ​​para recondicionamento e/ou reciclagem de materiais.

Com tanta confusão sobre o que é reciclável e como fazer o descarte ‘adequado’, as marcas têm a oportunidade de informar, educar e liderar“, diz Tony Perotta. “Sejam explícitos sobre como reciclar vários materiais e tornem a tarefa mais fácil para os consumidores. Não deixe os consumidores perdidos, a descobrir as coisas por conta própria. A inovação de ponta a ponta neste espaço – desde o design do produto até a fabricação, embalamento, distribuição e processamento de resíduos – é uma oportunidade complexa, mas necessária e gratificante“.

Intermarché

Intermarché inaugura loja em Moncarapacho

Prime Day

Prime Day bate novo recorde