Nove em cada 10 start-ups em comércio eletrónico falham em 120 dias, segundo uma pesquisa no Reino Unido. Pouca visibilidade online e baixa procura são os principais problemas.
Os retalhistas online falham com mais frequência do que as lojas físicas. De acordo com o registo britânico de pequenas empresas, as novas lojas têm uma taxa de sobrevivência de 78% no seu primeiro ano. Portanto, embora a percentagem de insucesso seja de 50% após cinco anos, apenas 22% não passam do primeiro ano.
O marketing online pode ser uma das principais causas de falha para as lojas online. Ser notado online, ganhar visibilidade e competir com os grandes “players” são os maiores obstáculos, de acordo com o estudo britânico da agência de marketing Marketing Signals. A agência entrevistou 1.253 empresas online que falharam.
37% admitiram o marketing online ineficiente ou insuficiente como causa do insucesso, enquanto 35% citam a baixa visibilidade online como a principal causa. Em 35% dos casos, os empresários não conseguiam encontrar um mercado ou achavam que este era muito pequeno para o que tinham para oferecer. Outros 32% ficaram sem dinheiro, enquanto 29% tiveram problemas com preços e custos. 23% sucumbiram à competição.