in

89% dos portugueses quer comprar na campanha Black Friday deste ano

Foto Shutterstock

Seja para compras pessoais ou antecipar as compras de Natal, os portugueses querem aproveitar a campanha de Black Friday. 89% dos inquiridos num estudo da Netsonda para a Worten refere que tenciona comprar neste período promocional, planeando gastar, este ano, em média, cerca de 326 euros, um valor semelhante a 2021.

Mais de metade (51%) refere que o fará tanto online como nas lojas físicas. O canal online, por si só, passa a merecer a preferência de 24% dos consumidores e em loja 14%, mais três pontos percentuais e um ponto percentual em relação ao ano passado, respetivamente.

 

Gastos

Apesar do valor médio que os portugueses tencionam gastar estar em linha com o do ano passado, há um aumento significativo na percentagem de indivíduos que referem que vão gastar menos comparativamente com o ano passado (41%). São os mais velhos que mais esperam retrair os seus gastos nesta altura; por outro lado são os mais novos que esperam gastar mais.

A tecnologia continua a ser o segmento mais procurado (51%), seguido pelos produtos de moda e acessórios (47%) e pelos eletrodomésticos (36%). Perfumes e cosmética, que sempre foram uma categoria forte na campanha, voltam a subir na intenção de compra (27%), depois de nos últimos dois anos terem registado um valor mais baixo, devido aos períodos de confinamento.

 

Vantagens

As vantagens mais associadas à campanha Black Friday continuam a ser aproveitar as promoções para si mesmo (68%) e antecipar as compras de Natal (52%).

Relativamente aos destinatários das compras na Black Friday, a maioria (86%) afirma que produtos que irá adquirir destinam-se a si próprios, 45% para o companheiro e 42% para os filhos.

De acordo com este estudo da Netsonda, a Worten continua a ser a marca mais recordada em campanhas Black Friday (81%), com um aumento de 11 pontos percentuais face a 2021. “A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para a Worten e é muito satisfatório perceber que estamos no ‘top of mind’ dos portugueses quando pensam em boas oportunidades de compra”, afirma António Fuzeta da Ponte, Head of Brand and Communication da Worten.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Quico Continente

Continente lança serviço de entregas rápidas ao domicílio

The Macallan

Oeno Group posiciona whisky na categoria de investimento