Seja para compras pessoais ou antecipar as compras de Natal, os portugueses querem aproveitar a campanha de Black Friday. 89% dos inquiridos num estudo da Netsonda para a Worten refere que tenciona comprar neste período promocional, planeando gastar, este ano, em média, cerca de 326 euros, um valor semelhante a 2021.
Mais de metade (51%) refere que o fará tanto online como nas lojas físicas. O canal online, por si só, passa a merecer a preferência de 24% dos consumidores e em loja 14%, mais três pontos percentuais e um ponto percentual em relação ao ano passado, respetivamente.
Gastos
Apesar do valor médio que os portugueses tencionam gastar estar em linha com o do ano passado, há um aumento significativo na percentagem de indivíduos que referem que vão gastar menos comparativamente com o ano passado (41%). São os mais velhos que mais esperam retrair os seus gastos nesta altura; por outro lado são os mais novos que esperam gastar mais.
A tecnologia continua a ser o segmento mais procurado (51%), seguido pelos produtos de moda e acessórios (47%) e pelos eletrodomésticos (36%). Perfumes e cosmética, que sempre foram uma categoria forte na campanha, voltam a subir na intenção de compra (27%), depois de nos últimos dois anos terem registado um valor mais baixo, devido aos períodos de confinamento.
Vantagens
As vantagens mais associadas à campanha Black Friday continuam a ser aproveitar as promoções para si mesmo (68%) e antecipar as compras de Natal (52%).
Relativamente aos destinatários das compras na Black Friday, a maioria (86%) afirma que produtos que irá adquirir destinam-se a si próprios, 45% para o companheiro e 42% para os filhos.
De acordo com este estudo da Netsonda, a Worten continua a ser a marca mais recordada em campanhas Black Friday (81%), com um aumento de 11 pontos percentuais face a 2021. “A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para a Worten e é muito satisfatório perceber que estamos no ‘top of mind’ dos portugueses quando pensam em boas oportunidades de compra”, afirma António Fuzeta da Ponte, Head of Brand and Communication da Worten.