Os retornos anuais de investimento em garrafas raras de whisky variam, habitualmente, entre 8% e 10%. Nos últimos anos, o crescimento nos mercados secundários, por sua vez, intensificou-se, com vendas em leilão que registaram, entre 2018 e 2019, um aumento de 40%. Em 2019, o recorde de compra de uma única garrafa foi batido duas vezes, quando uma garrafa extremamente rara de The Macallan, de 1926, com um design pintado à mão por Michael Dillon, foi arrematada por 1,5 milhão de libras.
Atento ao potencial que o mercado de whisky está a conquistarm a nível mundial, sobretudo depois de ultrapassado o período pandémico, o Oeno Group desenvolveu o primeiro modelo de negócios de investimento em whisky. Neste momento, o grupo estendeu a sua oferta de portfólio para este mercado, com o objetivo de mostrar e explorar o potencial desta bebida. O produto está à disposição dos investidores portugueses, que têm vindo a aumentar no último ano.
Razões para investir
Os enormes retornos e isenção de ganhos de capital são, segundo a empresa de investimentos, duas das principais razões que convidam a investir no mercado de whisky, sendo que os investidores interessados em diversificar o seu portfólio através da aquisição desta bebida poderão fazê-lo em formato de barril ou apenas de garrafa.
“Importa recordar que, à medida que o whisky envelhece, cada uma destas opções oferece vantagens exclusivas, nomeadamente no que respeita às margens de lucro, que são bastante significativas. Através deste investimento, os nossos clientes e investidores vão poder usufruir de uma orientação ainda mais personalizada, acompanhada de uma estratégia vencedora e terão, também, a possibilidade de usufruir de oportunidades únicas, totalmente inalcançáveis no mercado habitual”, adianta Michael Doerr, CEO do Grupo Oeno.