in

85% dos portugueses vai fazer as suas compras de Natal nos centros comerciais

Na época festiva deste ano, 84% dos portugueses tenciona comprar nas lojas físicas para fazer as suas compras de Natal. 85% escolhe as lojas nas grandes superfícies comerciais, um aumento de 42% face ao ano anterior (60%), sendo que 54% dos inquiridos opta por fazer algumas das suas compras nos super/hipermercados (mais 14 pontos percentuais).

Estes são dados do Observador Cetelem, que indica, também, que 31% dos portugueses tenciona comprar no comércio tradicional e 10% em grandes superfícies especializadas (mais seis pontos percentuais). 8% dos inquiridos tenciona fazer algumas compras em feiras ou mercados da época e 8% em bazares de baixo custo (por exemplo, “tudo a 1€”).

Os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos são mais adeptos dos centros comerciais. Já os mais velhos, entre os 65 e os 74 anos, preferem fazer as suas compras nos super/hipermercados (65%). A adesão ao comércio tradicional é maior entre os 45 e os 54 anos (38%) e os 65 e os 74 anos (43%).

Os centros comerciais são os locais mais consensuais, reunindo a preferência de mais consumidores em todo o território de Portugal Continental: 92% em Lisboa, 90% no Porto, 89% no sul, 81% no centro e 77% a norte.

 

Comércio tradicional

Já o comércio tradicional encontra maior adesão entre os habitantes do Grande Porto (52%). É também na região norte que mais se valorizam as grandes superfícies especialistas (17%) e as feiras ou mercados de Natal (12%). Na região centro é onde mais consumidores vão fazer compras em bazares de baixo custo.

Para apoiar o comércio local, 18% tenciona fazer compras nos estabelecimentos perto da sua casa (lojas de bairro).

Publicidade

Redes sociais

55% dos portugueses que utilizam redes sociais segue marcas ou empresas

Uber Pet

Uber lança novo serviço para viajar com animais de estimação em Portugal