in

8 em cada 10 consumidores dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis

Foto Shutterstock

80% dos consumidores europeus diz estar dispostos a pagar mais pelos produtos fabricados de forma ambiental e socialmente responsável, de acordo com um inquérito da Bain & Company.

No entanto, esta preocupação não se reflete nas despesas das famílias, uma vez que outros fatores influenciam mais fortemente as suas decisões de compra, como a qualidade, a saúde ou o preço.

 

Preço

Em particular, o fator preço é particularmente importante, especialmente numa altura em que os preços dos produtos alimentares mundiais estão a subir.

A pesquisa mostra que, embora os clientes estejam dispostos a pagar algum adicional por opções mais saudáveis e sustentáveis, há um limite para quanto mais gastarão. “Muitas alternativas sustentáveis parecem ter um preço muito acima desse limite, por isso não é surpresa que não sejam selecionadas em escala“, indica a Bain & Company.

 

Falta de informação

Outro obstáculo na escolha de produtos sustentáveis é a dificuldade em encontrar informação necessária para avaliar o nível de sustentabilidade do produto. De acordo com o relatório, os consumidores necessitam de mais informação e procuram marcas que a forneçam de um modo claro e simples.

Por seu lado, as empresas de produtos de consumo queixam-se de que não há um apelo claro, por parte dos consumidores, para produtos sustentáveis. Não obstante, de acordo com a consultora, existe uma oportunidade para as marcas comunicarem benefícios, proporcionarem transparência e ajustarem os preços que irão alimentar a procura.

Clima de consumo na Europa em queda acentuada

Jerónimo Martins

Vendas da Jerónimo Martins crescem 15,2%