in ,

75% dos portugueses sabe pouco sobre o que anda a comer

No âmbito da campanha de reposicionamento d´A Padaria Portuguesa, está a ser colocada a questão “Sabe o que anda a comer?” para desafiar os portugueses a pensarem no assunto e a tomarem melhores decisões. Para responder a esta pergunta, A Padaria Portuguesa realizou um estudo de mercado, em parceria com a Netsonda, sobre os hábitos de alimentação dos portugueses e a principal conclusão é que a maioria sabe pouco sobre o que anda a comer.

Os resultados do estudo mostram que 75% dos portugueses sabe pouco sobre os ingredientes que compõem os produtos que come fora de casa, sobre as suas origens, os processos de fabrico e o impacto ambiental que têm no planeta.

As principais conclusões apontam para um desconhecimento, mas o bom sinal é que a maioria também está interessada em saber mais e, para isso, é preciso disponibilizar informação concreta para que o consumidor possa fazer as suas escolhas de forma consciente.

O estudo conclui que 71% dos portugueses quer saber mais sobre os alimentos que consome por três motivos: ter uma alimentação mais saudável (81%), consumir produtos de melhor qualidade (73%) e contribuir para um consumo mais sustentável (71%).

Resultados

Ao focar-se na nova oferta d’A Padaria Portuguesa, o estudo revela que os portugueses comem, em média, cinco pães e meio fora de casa, por semana, mas quase metade (46%) não sabe qual é a farinha que estes levam.

Com a aposta nas farinhas de moleiro na produção de todo o pão e pastelaria, A Padaria Portuguesa quer oferecer opções mais saudáveis e nutricionalmente mais interessantes. Mas o estudo também revelou que 70% dos portugueses inquiridos não sabe o que é farinha de moleiro e 81% desconhece os benefícios que a farinha de moleiro traz para a sua saúde.

No que diz respeito ao consumo do café, as conclusões do estudo apontam que os portugueses bebem, em média, oito cafés por semana, mas que 65% desconhece a sua origem.

Ao servir apenas café orgânico, num blend exclusivo de origens responsáveis e certificadas nas suas 59 lojas, A Padaria Portuguesa pretende celebrar o sabor e privilegiar todas as sensações que esta bebida pode proporcionar. Contudo, 66% dos inquiridos não sabe o que é café orgânico e 73% não conhece os seus benefícios.

Nas saladas, que prepara diariamente nas suas lojas e que serve ao almoço, A Padaria Portuguesa inclui cogumelos ostra, produzidos pela Nãm Mushroom Farm, a partir das borras do café orgânico separadas nas suas lojas, num projeto de economia circular. Este estudo revela que 84% dos portugueses não sabe exatamente o impacto ambiental daquilo que come e mais de metade não sabe o que é a economia circular.

Os ovos servidos nas lojas d’A Padaria Portuguesa provêm da Quinta da Caramuja, em Gouveia, e são biológicos. Quase metade dos portugueses inquiridos neste estudo não sabe de onde vêm os ingredientes dos produtos que consome, mas cinco em cada seis considera importante serem de origem nacional.

No que diz respeito ao modo de produção, 83% dos portugueses preferia que os produtos de padaria e pastelaria fossem feitos manualmente, como é o caso dos croissants brioche e de todos os produtos d’A Padaria Portuguesa, mas 80% não sabe como são feitos os produtos de padaria e pastelaria que consome.

Publicidade

Delta Cafés considerada a empresa mais atrativa para trabalhar

App Delivery

Entrega de alimentos atingirá um valor de 320 mil milhões de dólares em 2029