in

7 tipos de consumidor

Foto Shutterstock

Todos fazem compras, mas nem todos compram o mesmo. Há aqueles que vão à procura das melhores ofertas e aqueles que não se preocupam tanto com as suas despesas. Há aqueles que só compram produtos de marca e fãs de marcas da distribuição, aqueles que só querem produtos ecológicos e aqueles que só olham para o preço, entre outros.

De acordo com a Tiendeo.com, existem sete tipos de consumidores, que se destacam pela sua forma de compra, pelo tipo de produtos que consomem, pelas suas preferências de marca e pelos canais utilizados.

 

7 perfis

O primeiro dos compradores seria o prático. Para os consumidores práticos, as compras são um ato simples destinado a satisfazer uma necessidade. Vão às lojas o menos possível e consomem apenas para satisfazer as suas necessidades básicas. Reconhecem a dinâmica das ofertas e não são facilmente enganados pelas técnicas de venda. São pessoas práticas, não gostam de complicações e muito menos das compras supérfluas.

O comprador omnicanal move-se habilmente entre o papel e o digital em busca do melhor negócio. É um consumidor ativo, sempre à procura de pechinchas. Para ele, é um desafio obter um produto ao melhor preço e coloca todos os seus recursos, tempo e dedicação nesta busca.

O terceiro tipo de consumidor é o comprador virtual, que tem tudo controlado a partir do seu smartphone. Eliminou tudo o que não é digital. São pessoas curiosas, sempre atualizadas e constantemente a olhar para o futuro.

Há também quem seja vítima da moda, independentemente de o que está a comprar ser ou não útil. O mais importante é que seja um produto/local/serviço o mais elegante possível. São geralmente pessoas com uma personalidade facilmente influenciável, materialista e com necessidade de impressionar.

Em linha com o consumidor que valoriza cada vez mais a sustentabilidade, a Tiendeo.com estabelece a categoria do comprador de zero quilómetros. São aqueles que se comprometem a comprar apenas produtos com baixo impacto ambiental, com uma cadeia de fornecimento certificada e embalagens sustentáveis. Ou seja, produtos que respeitam o ambiente. Trata-se de consumidores com uma forte consciência ecológica, preocupados com as consequências dos produtos para a sua saúde. São geralmente informados, vegetarianos ou vegan e preocupam-se com o futuro do planeta.

O penúltimo tipo de consumidor é o compulsivo. Não resiste à vontade de comprar e não consegue estabelecer limites. São consumidores que sofrem de compras compulsivas e que compram para se sentirem bem, pela emoção do momento e, depois, se arrependem do que compraram.

Finalmente, a Tiendeo identifica o consumidor da velha guarda. É um consumidor leal aos seus costumes, que gosta especialmente de lojas locais e de tudo o que representam: contacto direto entre cliente e comerciante, rotina, aconselhamento sobre produtos, possibilidade de tocar nos produtos. É o perfil do cliente que tem sempre o seu pão reservado na padaria. Nunca fez uma compra online e, a menos que seja essencial, prefere continuar a fazer compras nas lojas locais. Para ele, o momento de compra é uma oportunidade de diálogo, de intercâmbio e de conhecimento.

Publicidade

Carrefour estuda usar linguagem gestual nas suas lojas

Château Los Boldos

Touriga Nacional no Chile distinguida pela crítica internacional